Ingredientes

  • 2 caixas de morango
  • 1 xícara de cerejas frescas
  • 1 maçã (usei gala)
  • 3 colheres (sopa) açúcar orgânico
  • 3 colheres (sopa) açúcar
  • 3 colheres (sopa) vinho do porto

600g de geleia aproximadamente Pessoas servidas ~ 1 hora e 20 minutos

Eu adoro geleia, mas tenho muita dificuldade de encontrar geleias boas para comprar. As geleias mais comuns são horríveis, parecem gelatina… algumas outras marcas mais “finas” (e caras) até que possuem uma textura bacana, com pedaços de frutas, mas acho muito doces. Com tamanha exigência só sobra uma alternativa: fazer minhas próprias geleias!

Essa receita foi inventada na hora, feita com o que eu tinha em casa mesmo. Posso dizer que ficou sensacional! Pedaçuda e doce na medida certa, sobressaindo o sabor do morango e das cerejas, com um toque leve de vinho do porto e uma cor linda de morrer. Fiquei bastante orgulhosa com o resultado final! Ela pode durar bastante se armazenada em potinhos fechados na geladeira, mas lá em casa mal durou uma semana, todos devoraram! Fica excelente com Pão Petrópolis.

MODO DE FAZER

– Comece lavando e picando os morangos e as cerejas. Os morangos eu cortei em quatro partes (uma cruz), tirando o cabinho. As cerejas pode cortar em pedaços pequenos, pois ela não derrete da mesma forma que o morango. Coloque numa panela e reserve.

– Descasque a maçã e rale-a totalmente. A maçã não dá gosto, mas ela é rica em pectina, que é o que dá a textura de geleia à compota.

– Acrescente a maçã ralada, os açúcares e o vinho do porto às frutas picadas. Leve ao fogo baixo (bem baixo) e misture bem. Deixe destampado.

– Nos primeiros 15 minutos pode mexer de 5 em 5 minutos. As frutas soltarão água, mas não se preocupe que ela vai secar com o tempo, integrando todos os ingredientes.

– Depois dos primeiros 15 minutos pode mexer de 10 em 10 minutos. Vá verificando a consistência da geleia e das frutas, até que chegue no ponto ideial. Lembre-se que quando tudo esfriar vai engrossar ainda mais, portanto retire do fogo quando estiver perto do ponto de geleia. Na minha casa demorou em torno de 1 hora.

– Espere esfriar totalmente. Acondicione em potes esterilizados com água quente (usei potinhos de vidro, tipo de geleia mesmo). Guarde na geladeira enquanto consome.

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 8,00 – R$ 15,00 (depende da época do morango e da cereja)

Print Friendly