Ingredientes

  • 1 pão italiano
  • 20g de funghi secchi
  • 20g de shitake secchi
  • 1/2 cebola picadinha
  • 300g de queijo estepe picado
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de azeite trufado
  • Sal à gosto

4 pessoas Pessoas servidas ~ 45 minutos

Semana passada postei aqui a receita daquela tradicional bruschetta de tomate, que é uma delícia (inclusive contei a história do surgimento da bruschetta na Itália, que é bem interessante, depois confere lá). Nesse mesmo dia eu fiz também umas bruschettas de funghi secchi trufado que ficaram sensacionais. O bom é que são super simples de fazer, sem mistério nenhum.

Além do funghi secchi em si eu usei um pouco de azeite trufado de trufas brancas da Oliviers & Co (simplesmente sensacional, recomendo muito! É esse aqui: http://www.oliviersandco.com/truffles/white-truffle-oil-205.html – só queria que custasse esse preço aqui no Brasil..). Dá um toque muito especial e um aroma de trufas que é nada menos que incrível! Mas a receita pode ser feita também com o funghi e um bom azeite de oliva extra virgem, tenho certeza de que também ficará uma delícia.

Para acompanhar? Uma taça de vinho e uma boa companhia! Quer coisa melhor? 😉

MODO DE FAZER

– Comece hidratando o funghi e o shitake secchi: lave-os bem em água corrente, depois coloque-os numa tigela com água fervente e deixe descansar por uns 20 minutos. Escoa-os (eu guardo o caldo, que é um excelente caldo para risoto, pode congelar!) e seque-os. Reserve.

– Pré-aqueça o forno a 240°C. Ele precisa estar bem quente.

– Numa frigideira adicione o azeite de oliva e a cebola. Deixe dourar. Acrescente os cogumelos hidratados e refogue por 1 ou 2 minutos. Desligue o fogo e acrescente o azeite trufado. Misture tudo e reserve.

– Fatie a bisnaga de pão italiano em pedaços de mais ou menos 2 centímetros de espessura. Disponha-os sobre uma travessa. Coloque uma quantidade boa do queijo estepe picado. Por cima coloque uma quantidade generosa dos cogumelos refogados.

– Leve ao forno quente por 5 a 7 minutos, não mais que isso para o pão da bruschetta não ficar duro e os cogumelos não ressecarem. Sirva em seguida.

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 14,00 – R$ 18,00

Print Friendly