Ingredientes

  • 1 baguete de pão italiano
  • 4 tomates italianos maduros
  • 2 dentes de alho amassados
  • 3 colheres de sopa de molho de tomate
  • 300g de queijo estepe picado
  • 1 maço de manjericão fresco
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino preta moída na hora à gosto

3 pessoas Pessoas servidas ~ 20 minutos

As bruschettas (pronuncia-se brusquetas) se tornaram um prato comum aqui em casa. São uma das opções preferidas de jantar leve e descontraído com meu amor na varanda de casa. Além de serem deliciosas e permitirem uma variedade enorme de sabores, são fáceis e rápidas de serem feitas. As bruschettas também são uma ótima opção para servir em reuniões de amigos e familiares, como aperitivo ou entrada de um menu com prato principal.

Como é a primeira vez que vou colocar uma receita de bruschetta aqui (outras virão em breve!), resolvi começar com uma das mais tradicionais, que é a bruschetta de tomates e manjericão. Resolvi incrementar com um pouco de queijo estepe e realmente fez toda a diferença, ficou uma delícia! Eu gosto de fazer as bruschettas com pão italiano, mas já fiz também no ciabatta e ficou uma delícia.

A bruschetta é uma iguaria italiana muito difundida por lá, mas já bastante popular aqui em terras brasileiras. O termo Bruschetta vem das regições do Lazio e de Abruzzo, advindas da palavra “bruscato” que significa torrado ou tostado. Na Toscana ela tem o nome de “Fetunta” que significa fatia untada (nesse caso com bastante azeite!).

Então bora pra cozinha preparar essa delícia que é rápida, gostosa e de encher os olhos!

MODO DE FAZER

– Comece pré-aquecendo o forno a 240°C, ele precisará estar bem quente.

– Corte os tomates em cubinhos, retirando as sementes. Numa frigideira coloque o alho amassado, um pouco de azeite e deixe refogar. Acrescente o molho de tomate e os tomates picados. Acerte o sal e desligue o fogo (no máximo 1 minuto no fogo, os tomates não devem derreter no molho.

– Fatie a bisnaga de pão italiano em pedaços de mais ou menos 2 centímetros de espessura. Disponha-os sobre uma travessa. Regue-os com um fio de azeite, logo em seguida coloque uma quantidade boa do queijo estepe picado. Por cima coloque uma quantidade generosa dos tomates com molho, folhas de manjericão fresco e termine com a pimenta do reino preta moída na hora.

– Depois de montadas as bruschettas leve a travessa ao forno pré-aquecido a 240°C por uns 7 minutos, até aquecer. Não deixe tempo demais para o pão não ficar duro e os tomates ressecados. Sirva em seguida! (ai que delícia, deu água na boca!)

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 8,00 – R$ 12,00

 

Print Friendly