Ingredientes

  • 1kg de carne moída bovina
  • 1 cebola grande picada
  • 3 tomates picados, sem semente
  • 4 dentes de alho amassados
  • 2 colheres (sopa) de molho inglês
  • 2 colheres (sopa) de molho shoyu
  • 80ml de conhaque ou vinho tinto
  • 100ml de molho de tomate
  • 1/3 xícara de folhas de manjericão fresco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Sal e pimenta do reino à gosto

6-7 pessoas Pessoas servidas ~ 1 hora e 30 minutos

Não é novidade aqui no blog que sou fã de carteirinha da maravilhosa chef Roberta Sudbrack. Admiro muito o trabalho dela, assim como sua personalidade e sua lealdade com as raízes da culinária brasileira. E foi vendo um programa de entrevistas com ela há um tempo atrás que aprendi algumas dicas interessantes sobre como fazer carne moída.

Carne moída sempre esteve muito presente na minha vida, e é para mim uma daquelas comidas que abraçam a alma, uma comfort food (tipo aquele purê de batatas com alecrim que postei aqui outro dia, e que inclusive combina muito bem com essa carne moída). Além disso é relativamente fácil de fazer, acompanha muito bem vários tipos de pratos (desde o simples arroz com feijão quanto em massas, saladas e etc) e é uma ótima pedida para se congelar e ter uma carta na manga para qualquer momento.

MODO DE FAZER

– A primeira dica para se fazer uma carne moída boa é a carne que você vai utlizar. Não precisa usar uma carne de primeiríssima como a alcatra ou o contra filé, mas tem que ser uma carne de qualidade, que não fique dura ou cheia de nervos. Eu gosto muito de usar a chã ou o patinho, que peço sempre para moerem no minimo 2 vezes. Caso não dê para comprar essa carne uma acém bem limpinha também fica muito boa.

– Comece temperando a carne moída crua com o alho amassado, o molho shoyu e o molho inglês. Deixe a carne no tempero por pelo menos 20 minutos. Enquanto isso aproveite para picar a cebola e o tomate.

– Leve ao fogo uma panela com a cebola, a manteiga e o azeite. Deixe refogar até a cebola começar a dourar. Junte a carne moída temperada, misture bem e deixe a carne selar/fritar por completo. Esse processo é um pouco demorado (10-15 minutos). Não precisa mexer o tempo inteiro, só quando estiver no final, depois que a carne moída liberar toda a água e essa mesma água secar.

– Quando a carne já estiver selada, soltinha e com uma cor amarronzada bonita, acrescente o conhaque ou vinho tinto. Misture bem. Junte os tomates e o molho de tomate, acerte o sal e a pimenta.

– Acrescente 1/2 xícara de água fervente, misture tudo, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até que a água comece a sumir (uns 15 minutos). Acrescente mais um pouco de água e repita o processo. Faça isso por pelo menos 45 minutos (o ideal é 1 hora), pois assim a carne moída ficará bastante macia e suculenta. O segredo aqui é não ter pressa e não colocar toda a água de uma vez.

– Ao final do cozimento acrescente o manjericão fresco picadinho. Sirva e se delicie!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 13,50 – R$ 17,00

 

Print Friendly, PDF & Email