Ingredientes

  • 1/2 kg de abóbora descascada e em cubos
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1/2 pacote de caldo de legumes em pó
  • 3 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho
  • 100ml de água
  • Pimenta do reino moída na hora à gosto

2 pessoas Pessoas servidas ~ 10 minutos

Abóbora está na minha lista dos 5 legumes que eu mais gosto. Além de ser deliciosa é linda e super versátil, sendo ótima para pães (receita aqui), doces, massas (receitas aqui e aqui), para acompanhar peixes e frutos do mar (receita aqui) e refogados dos mais variados. Já deu para perceber aqui no blog que adoro praticamente tudo que leva abóbora, não é?

Se você não sabe quais os tipos de abóbora que temos por aí (e são vários), achei um link legal que dá algumas explicações (clique aqui). Eu, particularmente, uso mais a moranga e a japonesa. Essas duas variedades ficam ótimas com essa receita, que acompanha carnes, frangos, peixes ou até mesmo um arroz soltinho com caldinho de feijão. Aliás, AMO abóbora amassadinha com caldinho de feijão, tipo comida de criancinha. Muito comfort food para mim!

A única coisa que acho MUITO chata é descascar abóbora, porque é duro e eu, como não sou lá um exemplo de força, demoro um tempão para fazer. Costumo comprar a abóbora já descascada e cortada em cubos na feira ou no hortifruti, a não ser quando preciso de uma moranga inteira para fazer recheada com camarão ou carne seca (ou mini morangas para servir individualmente, que eu acho um luxo só). Aliás, eu inclusive congelo a abóbora crua, descascada e cortada em sacos tipo ziploc para usar quando preciso, é uma mão na roda! Não congele depois de cozida, a não ser que queira fazer purê, porque é a única utilidade que vai ter se fizer isso.

MODO DE FAZER

– Leve uma panela ao fogo médio com o alho e o azeite. Deixe refogar até ficar dourado. Acrescente a abóbora já descascada e cortada em cubos. Misture tudo e deixe refogar por uns 3 minutos, mexendo o casionalmente.

– Acrescente o caldo de legumes dissolvido na água. Misture tudo, abaixe o fogo e deixe cozinhar sem mexer por uns 8 a 10 minutos, até a abóbora ficar macia. Cuidado para não cozinhar demais, senão você nem vai conseguir pegar a abóbora com uma colher ser transformá-la num purê.

– Acrescente a pimenta do reino preta moída na hora e o cheiro verde. Se quiser acrescentar sal essa também é a hora (eu não costumo botar mais sal, pois o caldo de legumes já leva sal e gosto do tom adocicado da abóbora). Desligue o fogo, deixe tampado por mais 2 minutos e sirva.

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 1.50 – R$ 3.00

Print Friendly