Ingredientes

  • 600g de carne moída (usei chã)
  • 1 cebola grande
  • 4 tomates
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) shoyu
  • 1 colher (sopa) molho inglês
  • ½ maço de manjericão fresco
  • 4 colheres (sopa) conhaque
  • 3 colheres (sopa) extrato de tomate
  • 3 colheres (sopa) azeite
  • +/- 500ml de caldo de carne
  • Pimenta calabresa e sal à gosto
  • Pão francês

8 pessoas Pessoas servidas ~ 2 horas

Há um tempo atrás vi uma receita que a Roberta Sudbrack passou no programa da Ana Maria Braga chamada “Cachorro Quente Nordestino“, mas mais conhecida como “Buraco Quente“. Eu já havia feito e provado o tal buraco quente, que acho uma delícia, mas as dicas que ela deu no programa me pareceram sensacionais. Guardei na minha cabecinha que qualquer dia tinha que experimentar essa nova versão.

Eis que no domingo passado, uma tarde chuvosa e sem muito o que fazer, lembrei do tal buraco quente e da carne moída no congelador. Havia chegado o grande momento!

A coisa toda é muito simples e não tem o que errar. Não segui a receita original no que diz respeito aos temperos – aqui em casa tem gente intolerante a pimentão e eu não como azeitona -, então usei meu próprio tempero padrão para carne moída. O grande TCHAN é a forma de fazer. O tempo e o jeito de cozimento da carne é que faz toda a diferença. Ela fica tão macia, mas tão macia, que praticamente derrete na boca. Sensacional! (já quero fazer a carne moída nesse estilo para tudo agora!)

MODO DE FAZER

– Primeiro vamos aos preparativos: tenha uma carne moída de qualidade, sem gordura e bem moída. Eu fiz com Chã e pedi para moerem duas vezes no supermercado (é assim que sempre faço). Patinho dá um excelente resultado também. Se você conseguir que limpem bem uma peça de Acém antes de moer também fica legal.

– Tempere sua carne moída crua com o alho, o molho inglês, o molho shoyu e uma pitada de sal (cuidado, o shoyu já é bem salgado!). Reserve por uma meia hora na geladeira.

– Enquanto isso aproveite para preparar os outros ingredientes. Pique a cebola em cubinhos, o tomate (não uso a semente, mas deixo com casca) também em cubos e desfolhe/lave o manjericão. Reserve.

– Leve numa panela em fogo médio a cebola com o azeite para dourar. Quando já estiver douradinha acrescente sua carne moída já temperada. Deixe a carne refogar no fogo alto bastante, até ficar bem marrom, sem nenhuma água e soltinha. Mexa continuamente.

– Acrescente o conhaque e mexa por mais uns 30 segundos. Junte em seguida o tomate, o extrato de tomate, a pimenta calabresa, o manjericão fresco e 1 concha de caldo de carne (ou água fervente, se não tiver). Misture tudo. Baixe o fogo para o mais baixo que puder, tampe a panela e deixe cozinhando lentamente.

– Após uns 10/15 minutos, destampe a panela e acrescente mais uma concha de caldo/água fervente. Mexa bem, tampe a panela e deixe mais 10/15 minutos (depende do quão baixo é seu fogo, eu consegui deixar tão baixinho que voltava na panela a cada 15 minutos). Repita esse processo por pelo menos 1 hora e meia, até obter um molho cremoso, com a carne bem macia e integrada aos outros ingredientes.

– Corte um pão francês ao meio. Faça um buraco com o dedo bem no miolo, recheie com a carne moída e sirva ainda quente. Esse Buraco Quente é delicioso demais!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 8,00 – R$ 12,00

Print Friendly