Hoje resolvi fazer mais uma postagem da nossa Série Temperos, dessa vez para falar um pouco sobre a deliciosa Noz Moscada. Não deixe de conferir essa e as outras postagens da Série Temperos, onde já falamos sobre a Flor de Sal, o Manjericão, a Canela, o Tomilho, o Alecrim e o Orégano. Confira!

NOZ MOSCADA

Nome Científico: Myristica fragrans

Nome Popular: Noz Moscada

Família: Myristicaceae

Divisão: Magnoliophyta

Origem: Indonésia

HISTÓRIA

O nome noz-moscada vem do latim nux muscatus. Era utilizada no princípio, para aromatizar cervejas. Na Itália era usada para perfumar as ruas em dias de grandes festas e comemorações. No século IV era tão cara que, para comprar meio quilo de noz moscada, era preciso pagar em forma de escambo três ovelhas, dois bezerros ou uma vaca. Por ser tão cara era considerada um símbolo de status. Já no início do século XVIII, chegou a alcançar a reputação de um supermedicamento, e por isso lhe era atribuída a função de cura para cerca de 140 doenças.

APRESENTAÇÃO

Noz Moscada

A árvore da noz-moscada, a moscadeira, chega a ter até 15 metros de altura, é graciosa e muito perfumada. Possui folhas parecidas com as do louro, e suas flores têm a forma de sino.  Tem várias ramas dispostas ao longo do tronco principal, sendo sua madeira muito boa para confecção de móveis.Seus frutos, parecidos com o damasco, só que da cor do limão, quando amadurecem se desintegram, revelando uma cobertura carmesim, que envolve uma única semente de coloração castanha, a qual depois de seca ao sol, se quebra e revela aquilo em que se constitui a noz-moscada.

 

UTILIZAÇÃO NA CULINÁRIA

Noz MoscadaSeu sabor lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela, porém mais sutil e aromático. É bastante usada na cozinha devido a sua versatilidade, servindo desde pratos doces e salgados a biscoitos, tortas, pudins e bolos, até carnes e aves, como condimento. Deve ser usada de preferência moída na hora, pois perde suas propriedades palatáveis pouco tempo após ser moída.

Já apresentei aqui várias receitas que utilizam a noz moscada, veja a seleção dessas receitas aqui.

Abaixo a composição nutricional dessa especiaria:

100 GRS / 525 CALORIAS

NUTRIENTES

QUANT.

PROTEÍNAS

5.84 g

LIPÍDEOS

36.31 g

FIBRAS ALIMENTARES

20.8 g

SÓDIO

16 mg

MANGANÉSIO

183 mg

FÓSFORO

213 mg

FERRO

1.72 mg

CÁLCIO

184 mg

 

UTILIZAÇÃO MEDICINAL

Usada para tratar aftas, diarréias e problemas estomacais. É considerada pelos adeptos da medicina natural como adstringente, afrodisíaco, antiespamódico, antiinflamatório, estimulante circulatório, sedativo, tônico estomacal. A macis (membrana laranja-avermelhada que cobre a semente da Noz Moscada) é muito usada em casos de reumatismos e dores de estômago. Já o óleo essencial é usado como um paliativo anestésico em casos de dor de dente e variadas dores musculares.

CULTIVO

Noz MoscadaPlanta adaptada ao clima quente e úmido, prefere as baixas altitudes, inferiores a 500 metros. Os solos mais recomendados devem ter um bom teor de matéria orgânica, profundos e bem drenados. A propagação se faz geralmente por sementes, devendo-se escolher as maiores e mais pesadas, sem manchas e deformações ou outro qualquer defeito, provenientes de plantas matrizes sadias vigorosas e produtivas.

As sementes devem se semeadas em canteiros separadas umas das outras cerca de 3 a 5 cm em posição horizontal, regadas diariamente com exposição de luz de em média de 50%. As mudas devem receber tratos culturais adequados durante este período, alcançando 20 a 30 cm de altura e com 3 pares de folhas e caule com 1 cm de diâmetro, ou seja o ponto ideal para o plantio. As mudas são plantadas em covas com as dimensões de 0,40m em todas as direções no espaçamento de 8 x 8m, proporcionando uma densidade de 156 plantas por hectare. O plantio no Sul da Bahia é realizado entre os meses de maio a agosto, sob boas condições de sombreamento provisório com bananeira.

FONTES

http://pt.wikipedia.org/wiki/Noz-moscada

http://emedix.uol.com.br/fit/nozmoscada.php

http://www.sensibilidadeesabor.com.br/nozmoscada.html

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/plantas-medicinais-noz-moscada.html

http://www.merceariadobemestar.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=17

FONTES DAS IMAGENS

http://www.casacariri.com.br/product_images/o/712/noz__70487_zoom.jpg

http://www.jardimxamanico.com/97-207-thickbox/50-grs-po-noz-moscada-myristica-fragrans-.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_e90aLwOr43U/Sd1N52Zlk9I/AAAAAAAAA3o/IKgj9sTA7t4/s400/noz.bmp

http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/files/2010/09/noz-moscada-600.jpg

Print Friendly