Ingredientes

  • 500g de farinha de trigo
  • 7g de fermento biológico seco
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) margarina - 24g
  • 1 colher (sopa) de óleo - 11g
  • 1 colher (sopa) de açúcar - 19g
  • 1 colher (chá) de sal - 4g
  • 160ml de água morna
  • 200g de mussarela
  • 200g de presunto
  • 1 colher (sopa) de café solúvel)

1 pão grande Pessoas servidas ~ 2 horas e 30 minutos

Para começar bem essa linda semana eu trago uma receitinha deliciosa de pão caseiro recheado – super fácil de fazer – que fica uma fofura e agrada a todos os gostos! Essa receita foi retirada do livro O Pão Caseiro, da Editora Cooklovers. E aproveitando essa deliciosa parceria, faremos um sorteio do Kit O Pão Caseiro, para que você possa fazer essa e outras deliciosas receitas de pães salgados e doces na sua casa!

Pão Recheado com Queijo e Presunto

O Kit O Pão Caseiro da Cooklovers vem com um livro contendo várias receitas bem bacanas de pães mais uma linda forma de silicone. Eu mesma já usei o livro e a forma algumas vezes, então tenho certeza de que vocês vão gostar!

Para participar é muito simples: basta deixar um comentário aqui com seu nome, cidade e e-mail para contato. Quem deixar comentário faltando uma dessas informações não entrará no sorteio, ok? Quem postar o link do sorteio no Facebook ou Twitter ganha mais um número no sorteio, basta deixar o link aqui!

As inscrições são válidas até dia 05 de novembro, e o resultado será postado aqui no dia 06 de novembro.

Agora vamos à receita!! 🙂

MODO DE FAZER

– Coloque o ovo, o óleo, a manteiga, o fermento, o açúcar e a água no liquidificador e bata bem.

– Pegue a mistura líquida e coloque numa tigela. Adicione o sal. Acrescente aos poucos a farinha peneirada, misturando tudo até formar uma massa bem leve e lisinha. Sove bastante numa superfície limpa e enfarinhada. (eu fiz na Kitchen Aid com o batedor de gancho, deixei a batedeira mesmo sovando, mas pode fazer na mão tranquilamente).

– Devolva a massa sovada para a tigela e deixe crescer em local abafado até dobrar de volume (ela cresce muito mesmo). Eu deixei mais ou menos 1 hora e 15 minutos (poderia ter sido menos, mas estava fazendo outras coisas..).

– Abra a massa já crescida numa superfície enfarinhada com um rolo em formato de retângulo. Espalhe as fatias de mussarela e presunto e enrole o pão como um rocambole, a partir do lado maior. Aperte bem para que ele fique bem enroladinho. Reserve.

– Coloque um papel manteiga na forma para pão (a do kit ou qualquer outra) de tamanho médio, deixando uns 2 cm de papel para fora (ele ainda vai crescer mais!). Unte com bastante óleo e coloque o pão enrolado dentro da forma. Deixe em local abafado por mais 20 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200 graus.

– Pincele uma mistura de 1 colher de café solúvel com uma colher de água fria sobre o pão para ficar coradinho (também pode usar uma gema de ovo no lugar do café). Leve ao forno pré-aquecido para assar por uns 30 minutos. Retire do forno, retire da forma cuidadosamente com a ajuda do papel manteiga e coloque para esfriar numa gradinha. Sirva morno ou frio. Delícia!

O bom desse pão (um dos melhores que fiz) é que no dia seguinte ele continua tão macio quanto no dia em que foi feito, basta guardar num pote fechado. Foi devorado no café da manhã!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 8,50 – R$ 10,00

Print Friendly