Ingredientes

  • 1 maço de bertalha
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 3 colheres de azeite
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
  • Sal à gosto

2 pessoas Pessoas servidas ~ 15 minutos

Bertalha é a prima mais velha do espinafre“. Foi assim que minha avó respondeu a minha pergunta sobre o que era bertalha, quando eu era apenas uma criança. E, sendo fã do desenho animado Popeye e comendo espinafre à beça por causa dele, foi fácil me convencer a experimentar a deliciosa bertalha, não acham?

Na verdade eu descobri numa pesquisa rápida aqui pela internet que a Bertalha não é sequer da mesma família do Espinafre, mas são muito confundidos devido à sua semelhança. Ela possui as folhas maiores que as do espinafre, mas com cor e textura muito semelhante. O sabor também é um pouco mais forte que o do espinafre, o que me agrada bastante. Além disso, essa verdura é rica em fósforo, cálcio e ferro, fazendo muito bem à saúde!

Essa receitinha é muito simples de fazer, tem cara de comida caseira e combina com muitas coisas. Por isso não perca tempo e vamos para a cozinha!

MODO DE FAZER

– Separe todas as folhas dos caules, deixando-as bem lavadas. Reserve.

– Numa panela grande (você vai mudar de panela depois) refogue a cebola, o alho, o azeite e o sal. Quando estiverem douradinhos acrescente as folhas da bertalha, mexendo muito bem. Deixe o fogo baixo, tampe a panela e aguarde uns 5 minutos. As folhas vão murchar bastante e gerar um caldo. Destampe a panela, aumente o fogo e deixe o refogadinho cozinhar até boa parte do caldo ter evaporado.

– Transfira agora a bertalha já cozida com o restinho do caldo para uma frigideira. Espalhe no fundo da frigideira e coloque 2 ovos inteiros sobre a bertalha. Salpique um pouco de queijo parmesão ralado, tampe a panela e deixe no fogo baixo por mais 5 minutos. Desligue e sirva!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 2,00 – R$ 3,50

Print Friendly