Ingredientes

  • 400g de farinha de trigo
  • 50g de açúcar
  • 10g de fermento biológico seco
  • 1 ovo
  • 15g de manteiga
  • 180ml de leite
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de sobremesa de café solúvel
  • 3 colheres de sopa de água

1 pão grande Pessoas servidas ~ 2 horas

Vários dos meus blogs favoritos já apresentaram uma versão de Pão Petrópolis, cada um mais gostoso que o outro. Eu resolvi experimentar o que foi apresentado no programa Mais Você da Ana Maria Braga, já que num geral me dou bem com as receitas simples que ela posta. Só troquei o fermento biológico fresco pelo seco, que eu tinha em casa. Esse pão é uma surpresa deliciosa, pois é super fácil de fazer, fica lindo e super fofo! A casca dele é bem fininha com sabor super delicado. Fica sensacional comendo morninho com uma manteiga e café com leite, mas também é perfeito nas tradicionais torradas Petrópolis, com manteiga e geleia, que foram o destino do que sobrou do pão na manhã do dia seguinte!

Então aproveita você também para experimentar essa delícia, porque nem demora muito tempo para crescer!

MODO DE FAZER

– Eu usei a Kitchen Aid para fazer todo o trabalho, com aquele batedor em forma de gancho (qualquer batedeira planetária com esse batedor deve dar o mesmo resultado). Mas vocë pode fazer tranquilamente misturando os ingredientes e sovando na mão mesmo.

– Comece peneirando os ingredientes secos todos juntos: a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Reserve.

– Coloque na cuba da batedeira (ou numa tigela) os outros ingredientes: o leite (usei levemente amornado), a manteiga (amolecida), o ovo e o fermento. Misture tudo muito bem e deixe descansar por uns 5 minutos.

– Acrescente a mistura da farinha, incorporando os ingredientes aos poucos. Se estiver usando a batedeira deixe na velocidade média, batendo por uns 10 minutos. Do contrário leve para uma bancada limpa e enfarinhada e sove a massa até que ela fique bem lisa e elástica.

– Coloque a massa já sovada numa tigela para crescer (deixei dentro do forno desligado) por uns 30 minutos. Ela cresce bastante.

– Enquanto isso prepare logo sua forma. Usei uma forma de bolo inglës grande. Unte com manteiga, forre as laterais com papel manteiga, deixando sobrar uns 3 dedos de papel para cima (o pão cresce bastante, e assim ele manterá bem o formato). Unte o papel manteiga por dentro também.

– Pegue a massa já crescida, dê o formato do pão e coloque na forma já preparada. Deixe descansar por mais 10 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 180 graus.

– A receita original usa café coado, mas eu não queria passar café só para isso, então usei o café solúvel. Receita simples: 1/2 colher de sobremesa de café solúvel, 3 colheres de sopa de água. Misture tudo e pincele levemente por cima do seu pão. Leve para assar no forno pré-aquecido por uns 40 minutos, até que fique dourado por cima.

– Retire do forno, tire da forma com a ajuda do papel manteiga e deixe esfriar sobre uma gradinha (importante para o pão não suar). Coma seu Pão Petrópolis morno ou frio. Delícia!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 1,50 – R$ 3,00

Print Friendly