Ingredientes

  • 230g de batata cozida e amassada
  • 120ml de leite
  • 1 ovo + 1 gema
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 50g de queijo ralado fino
  • 400g de farinha de trigo
  • 200g de requeijão

16 pães Pessoas servidas ~ 2 horas e 30 minutos

Não é novidade aqui no blog que eu adoro pão, inclusive no meu perfil aqui eu já disse que meu ponto alto será o dia em que eu fizer o pão realmente perfeito. Acho que pão caseiro é uma arte, que além de ser muito gostosa é recompensadora. Adoro colocar as mãos naquela massa elástica e ficar enfiando meus dedinhos nela enquanto sovo hehehe.

No final do ano passado adquirimos uma linda batedeira KitchenAid vermelha, mas até então não havia utilizado ela para fazer pães. Já vi em vários blogs e sites receitas de pão em que a sova em si é feita total ou parcialmente na KitchenAid, usando aquele batedor em forma de gancho. Mesmo assim eu continuei fazendo pães do jeito tradicional, o que para mim sempre foi muito cômodo, pois como mostrei naquele outro post de pão de alho poró do ano passado, tenho um autêntico sovador de massas disponível aqui em casa! 😛

Mas justamente nesse dia ele não estava, e eu estava tão a fim de fazer o pãozinho… ok, dei o braço a torcer, resolvi fazer a sova na batedeira. Acho que sovei só uns 2 minutinhos na mão, já no final, só para sentir a massa enfarinhando minhas mãos! Esse pãozinho ficou fantástico, lembra muito o pão de batata daquelas redes de mate que existem em qualquer esquina aqui no Rio de Janeiro. Morninho é de derreter na boca! Eu usei requeijão como recheio, mas vocês podem colocar qualquer coisa como ricota, queijo e presunto, frango, etc. Excelente para um lanche da tarde nesse final de semana! Vamos conferir?

MODO DE FAZER

(adaptado dessa receita aqui)

– Primeiro comece cozinhando suas batatas. As minhas foram cozidas no microondas mesmo (igual à do nhoque de batatas da outra semana – clique aqui), pois assim não suja panela e elas não adquirem água durante o cozimento (o que faria com que precisasse de mais farinha para dar o ponto). Caso não tenha uma balança, escolha 2 batatas de tamanho grande (não precisam ser enoormes).

– Coloque na tigela da batedeira as batatas amassadas, o leite morno, o açúcar e o fermento. Misture levemente e deixe descansando por 10 minutos. Vai formar uma espuma que é o resultado dessa primeira fermentação.

– Acrescente a manteiga, o queijo ralado e o ovo. Ligue a batedeira (batedor de gancho!) numa velocidade média-alta. Acrescente o sal e comece a colocar a farinha de trigo peneirada, aos poucos (2 colheres de cada vez). Repita o procedimento até que a massa desgrude das laterais da tigela (usei exatamente 400g de farinha). Nesse ponto (um pouquinho mais pegajoso do que se fosse sovar na mão) deixe a batedeira sovando por uns 10 minutos.

OBS: se você não tem uma KitchenAid ou batedeira planetária com batedor de gancho, siga os mesmos passos mas fazendo tudo na mão como em outras de receitas de pão, ok?

– Despeje a massa sobre uma superfície limpa e enfarinhada. Coloque um pouco de farinha nas mãos e dê uma sovadinha de leve para finalizar. Faça uma bola com a massa e coloque-a numa tigela untada com óleo. Deixe num local abafado por 1 hora, ou até dobrar de tamanho (a massa cresce muito).

– Coloque a massa já crescida novamente numa superfície limpa e enfarinhada. Dobre-a umas 2 ou três vezes para soltar o ar. Para fazer os pães individuais eu dividi a massa em 16 partes. Abra as partes num disquinho (usei as mãos mesmo), coloque 1 colher de sobremesa de requeijão no centro e feche a massa formando uma bolinha. Cuidado nesse processo, pois a massa é muito delicada e pode romper, vazando requeijão por todos os lados. Coloque a bolinha de massa já recheada numa travessa untada com óleo. Repita o processo com toda a massa, deixando pelo menos 2cm de distância entre as bolinhas.

– Deixe descansar novamente em local abafado por mais 30 minutos. Os pãezinhos vão crescer bastante. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200°C.

– Pincele os pãezinhos com a gema de ovo. Leve para assar no forno pré-aquecido até que fiquem douradinhos (uns 30 minutos). Retire do forno, deixe esfriar por uns 3 minutos na forma, depois retire-os com cuidado (estarão bem quentes) e coloque-os sobre uma grade para continuarem esfriando (esse passo é muito importante para qualquer tipo de pão, ok? A grade evita que os pães suem por baixo e acabem murchando). Sirva!

DIFICULDADE: Média

PREÇO MÉDIO: R$ 5,00 – R$ 7,00

Print Friendly