Ingredientes

  • 1,2 kg de batata asterix
  • ½ colher de sopa de manteiga
  • 1 gema
  • ½ colher de chá de noz moscada em pó
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
  • 150g de farinha de trigo

4 pessoas Pessoas servidas ~ 1 hora

Já que estamos chegando perto do dia 29, resolvi trazer uma receita de nhoque caseiro especial para quem acha que fazer nhoque dá muito trabalho e não dá certo. Essa receita é uma mão na roda e fica PERFEITA! É tão boa que meu pai, no alto dos seus quase 70 anos, provou e disse que é a melhor massa de nhoque que ele já havia comido. O segredo todo está na forma de cozimento das batatas. Duvida? Então faz aí e depois me diz se não é verdade!

MODO DE FAZER

– Descasque as batatas asterix (aquelas de casca rosa – são ideais para nhoque pois possuem menos água do que a batata comum), corte-as em cubos (não precisa ser muito pequeno) e coloque-as dentro de um saco plástico que vá ao microondas (o saquinho transparente  do mercado onde as batatas foram colocadas é perfeito para isso). Faça alguns furinhos no saco. Leve ao microondas em potência alta por 5 minutos, vire o saquinho e deixe mais 5 minutos.

– Retire o saco do microondas e verifique se as batatas estão cozidas (do contrário deixe mais alguns minutos). Amasse as batatas ainda quentes. Numa tigela coloque as batatas amassadas e todos os outros ingredientes, com exceção da farinha. Vá incorporando a farinha aos poucos com as mãos, até formar uma massa bem macia que comece a desgrudar das mãos (cuidado, coloque a menor quantidade de farinha possível!).

– Pegue pequenas quantidades da massa e faça rolinhos numa superfície limpa e enfarinhada. Corte os rolinhos em pedaços com mais ou menos 2,5cm de tamanho e coloque-os numa panela com água fervendo para cozinhar. Não coloque muitos nhoques de uma só vez para não esfriar demais a água. Assim que ele boiarem pode retirá-los da água com uma escumadeira e colocar numa travessa. Repita o processo com toda a massa.

– Aconselho colocar um pouco de azeite sobre o nhoque cozido para que não grude e fique bem soltinho. Depois de cozinhar tudo pode cobrir com o molho de sua preferência. Eu fiz um bolonhesa com lombo defumado picadinho no lugar da carne moída. Delicie-se!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 4,00 – R$ 6,00

Print Friendly