Ingredientes

  • 1 xícara de arroz arbório ou carnaroli (usei arbório)
  • 8 aspargos verdes frescos
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 100ml de vinho branco
  • 1 ½ litro de caldo de legumes
  • 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • ½ colher de chá de noz moscada
  • Sal à gosto

2 pessoas Pessoas servidas ~ 25 minutos

Falei aqui outro dia que adoro risoto porque é uma comida muito versátil e fica pronto rapidinho. Para quem trabalha fora e não tem muito tempo para cozinhar durante a semana é uma mão na roda! Então venho novamente com mais um risotinho fácil e gostoso. E, em homenagem à segunda-feira sem carne, essa versão de risoto de aspargos com parmesão é vegetariana!

Antes que me perguntem (acho que é fácil deduzir pelas receitas do blog) eu não sou vegetariana. Não tenho nada contra nem a favor, mas não consigo imaginar minha alimentação totalmente livre de carne. De toda forma, tento diminuir a quantidade de carne (principalmente vermelha) que eu como durante a semana, principalmente no almoço, porque me sinto muito mais disposta para trabalhar (carne vermelha me dá um soninho..). Mas acho bacana que todo mundo saiba que existem muitas coisas gostosas que podem ser feitas com legumes e verduras!

Eu estava com uns aspargos outro dia em casa que já estavam rolando há uns dias na geladeira. Não queria perdê-los (o que é um crime!), então num desses dias corridos resolvi fazer esse risoto de aspargos com parmesão. Fui juntando os ingredientes que eu tinha à mão e ficou realmente fantástico! Com uma taça de vinho fez sucesso no meu jantar!

MODO DE FAZER

– Primeiro deixe todos os ingredientes prontos e à mão, pois depois que começar a fazer não poderá mais largar a panela.

– O caldo de legumes deverá estar pronto e fervendo numa panela em separado. Você pode usar o caldo de legumes caseiro ou, caso não tenha, usar um daqueles em pó que dissolve na água (Sazon, Knorr, etc). Eu acrescentei as partes não utilizadas dos aspargos para dar um gostinho a mais!

– Comece com os aspargos. Pode descascá-los levemente, lembrando de deixar aquela ponta bonitinha intacta (a florzinha), pois ela é super macia e tem um visual ótimo. Corte as partes de baixo do talo (uns 3 centimetros de cada), que é a parte mais dura do aspargo. Essa parte dura você pode incluir no caldo de legumes, como mencionei acima. Corte o restante do aspargo em pedaços médios (cortei cada um em 3 ou 4 pedaços). Reserve.

– Coloque a cebola, 1 colher de manteiga e o azeite ao fogo médio. Deixe a cebola refogar por até começar a ficar douradinha. Junte o aspargo e o arroz. Refogue por uns 2 minutos.

– Acrescente o vinho branco. Mexa constantemente até o vinho evaporar. Deixe o fogo baixo e comece a acrescentar o caldo de legumes com uma concha. Comece com duas conchas, continue mexendo, quando começar a secar acrescente mais duas conchas. Repita esse processo até o arroz começar a ficar al dente, quase no ponto certo do risoto.

– Nesse ponto acrescente o queijo parmesão, a noz moscada, a outra colher de manteiga e mais 2 conchas de caldo. Misture tudo, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe assim por uns 3 minutos. Sirva em seguida.

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 6,50 – R$ 10,00

 

Print Friendly