Ingredientes

  • 1,2 kg de filé de costela bovina
  • 1 lata (ou long neck) de cerveja preta
  • 2 colheres de sopa de tomilho fresco
  • 1 colher de sopa de molho de pimenta tabasco defumada
  • 1 maço de cheiro verde picadinho
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo escuro
  • 80 ml de água
  • Sal grosso à gosto (+/- 2 colheres de sopa)

4 pessoas Pessoas servidas ~ 3 horas marinando + 2 horas assando

Sei que muita gente acha que carne boa é só a carne de primeira, o filé mignon, o contra filé ou a alcatra. Nada contra, pelo contrário, eu também adoro essas carnes em várias receitas. Mas acho uma delícia quando pegamos cortes diferentes, nem sempre valorizados, e fazemos com que fiquem de salivar!

Outro dia estava no supermercado (na lista dos top 5 passeios favoritos da Vivian!) e vi na sessão do açougue uma linda peça de filé de costela bovina. Não tive dúvida: tinha que fazer! Foi imediatamente pro carrinho. Sabe aqueles dias em que você está com a inspiração a mil? Na hora eu também já sabia o que fazer: assada lentamente, no forno, com cerveja preta.

No dia seguinte coloquei a mão na massa e posso dizer: ótima pedida para o seu final de semana. Apesar de demorar bastante para ficar pronta dá pouquíssimo trabalho. A carne fica tão saborosa e macia que chega a derreter na boca!

MODO DE FAZER

– Comece fazendo vários furos com um garfo em toda a peça de filé de costela que estiver preparando. Dessa forma o tempero penetrará mais na carne.
– Tempere a carne com sal grosso (muito cuidado com a quantidade para não salgar demais, use pouco e, se precisar, complemente o sal durante o cozimento), a tabasco defumada, o cheiro verde picadinho e o tomilho. Use as mãos para massagear o tempero por toda a carne. Coloque a carne com todos os temperos num pote ou num saco plástico próprio para assados, inclua a cerveja preta (NÃO pode ser Malzbier, ok? Tem que ser cerveja estilo Xingu, Caracu, etc) e deixe na geladeira marinando por pelo menos 3 horas (se puder deixe de um dia para o outro).
– Coloque a carne marinada com todos os temperos no forno a 180°C. Se tiver usado um saco para assados deixe dentro do saco fechado. Caso contrário, cubra a travessa com um papel alumínio.
– Deixe a carne assando por 30 minutos. Retire do forno, vire-a e volte ao forno (ainda com o papel alumínio) por mais 30 minutos.
– Retire a carne novamente do forno, vire-a novamente e tire o papel alumínio (ou o saco de assar). Volte com a carne ao forno por mais 30 minutos de cada lado (ou seja, por mais uma hora).
– Nesse ponto a carne já deve estar bem assada. Retire-a da travessa e coloque-a numa travessa, já para ser cortada e servida. Reserve.
– A travessa onde ela foi assada estará com resíduos do tempero e da cerveja preta. Adicione o açúcar mascavo, a água e deixe ferver por um ou dois minutos. Use um pouco desse caldo para regar a carne já cortada na travessa antes de servir. Não coloque muito molho, pois o sabor é bastante ativo. Sirva!

DIFICULDADE: média
PREÇO MÉDIO: R$ 24,00 – R$ 30,00

Print Friendly