Ingredientes

  • 4 ovos
  • 1 ½ xícara de açúcar
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de fubá
  • ¾ xícara de óleo (usei de canola)
  • 1 xícara de leite fervendo (usei semi desnatado)
  • 2 colheres de sopa de erva doce
  • 1 colher de sopa cheia de fermento para bolo

1 bolo médio Pessoas servidas ~ 1 hora

Eu adoro festa junina. Tenho lembranças maravilhosas da minha infância das festas juninas de rua, de praça, para onde meus pais me levavam junto com meus tios e primos para passarmos maravilhosas tardes e noites ouvindo forró, comendo canjica, bolo de fubá, paçoca, caldo verde, curau e tudo de gostoso que essas festas têm para oferecer!

A cada ano vejo essa tradição se esvaindo.. todas as festas que existiam perto da casa dos meus pais, por exemplo, não existem mais. Este ano fiquei catando festas juninas no Rio de Janeiro para ir e, tirando as festas pagas de clubes, pouca coisa sobrou. E o que sobrou já não é mais tradicional assim. Consegui ir em duas festas juninas: nenhuma delas tinha quadrilha nem quentão. Dá para acreditar? Numa delas tocou rock, funk, samba, tinha cachorro quente, yakisoba, estrogonofe, mas não tinha curau nem quentão. Acho que esqueceram o que é uma festa junina tradicional!

Então, aproveitando o momento, resolvi fazerum bolo de fubá para tomar com um cafezinho. Já havia feito anteriormente um bolo de fubá com laranja que é uma delícia, mas eu queria uma receita de um bolo de fubá puro, bem tradicional. Procurei em vários blogs amigos, até que escolhi uma receita lá do blog da Akemi, que é fã de bolo de fubá.

Só tenho uma coisa a dizer: é a receita do bolo PERFEITO. Nas palavras da minha mãe “é o melhor bolo de fubá que já experimentei na minha vida”. O sabor do fubá está na medida certa, nem muito forte e nem apagado. O bolo é super fofinho, parece realmente com um pão de ló! E não é daquele bolo de fubá que fica esfarelando, tem uma textura suave, quase aveludada. É realmente incrível!

E vocês, gostam de festa junina? Ainda tem festas juninas tradicionais perto da sua casa? (pode me contar, de repente eu vou aí para matar minha saudade! Hehe)

MODO DE FAZER

– Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 18 x 24cm. Reserve.- Bata os ovos (clara e gema) na batedeira em velocidade média por uns 2 minutos. Acrescente o açúcar e bata mais, até formar um creme amarelo claro.

– Acrescente o óleo e continue batendo. Junte os ingredientes secos (farinha, fubá e fermento), bem peneirados, aos poucos. Por fim junte o leite fervendo (isso mesmo!) e a erva-doce. Misture até ficar homogêneo.

– A mistura ficará bem líquida. Você achará que o bolo não vai dar certo, mas tenha fé! Coloque a mistura na forma e leve para assar no forno pré-aquecido.

– Espere começar a ficar com a parte de cima dourada (uns 20 minutos) e baixe mais ainda o fogo, para 160°C. Deixe o bolo terminar de assar (deixei mais 30 minutos). Faça o teste do palito (se o palito sair seco, ele está assado).

– Retire do forno e deixe esfriar um pouco na forma. Desenforme com cuidado (o bolo é muuuuito fofinho e pode quebrar!). Pode servir morninho, frio, gelado.. ai que delícia!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 2,80 – R$ 5,00

Print Friendly