Ingredientes

  • 1,3kg de filés de badejo
  • Suco de 2 limões tahiti
  • Pimenta do Reino & Sal à gosto
  • PARA O MOLHO
  • 4 tomates picados, sem sementes
  • 1 cebola roxa picadinha
  • 1 maço de coentro picadinho
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • Sal & Pimenta à gosto

5 pessoas Pessoas servidas ~ 30 minutos

Filé de Badejo Grelhado

Se tem um livro que eu adoro é o “Os 5 Melhores – Delicious“, da Larousse. A Delicious é uma revista da área gastronômica que existe na Austrália e no Reino Unido. Esse livro é uma compilação das 5 receitas que a editora inglesa Valli Little escolheu como sendo as melhores em várias categorias, desde pratos vegetarianos, sopas, saladas, carnes, sobremesas a tortas e bolos. Um deleite aos olhos, porque as fotos são LINDAS DEMAIS!

Vi uma receita nesse livro outro dia que é um filé de badejo grelhado com um molho agridoce a base de tomate. Eu achei a receita sensacional e fiquei namorando-a por umas 2 semanas, até finalmente ir no mercado de peixes da cidade para comprar o tal filé de badejo. Eis que vem a surpresa: nenhum dos peixeiros vendia o tal filé de badejo! Todos só vendiam em postas, que não é o corte que eu procurava. Ou então vendiam o peixe inteiro, que era sempre enorme e não valia a pena para mim.

Enfim, depois de perguntar a todos os peixeiros do local, e já ficar muito decepcionada por não poder fazer a tal da receita, achei no último estande um outro peixeiro que vendia a tal posta de badejo, mas que só tinha cortado metade do peixão. Arrematei a outra metade e ele cortou os filés para mim. Uebaa! E lá fui eu para casa linda e feliz com meus 1,3kg de filé de badejo fresquinho! 😀

Como ia fazer esse peixe para meus enteados, entre 11 e 14 anos, resolvi não fazer o molho agridoce. Sei que peixe não é o prato preferido de crianças e adolescentes, e não queria arriscar demais com um molho que gerasse mais estranheza do que agrado. Então optei por um molho que fiz da minha cabeça, rapidinho, mas que ficou sensacional. Servi com aquele purê de batata baroa que já postei aqui nessa semana.

E, para minha surpresa, vejam só… quase saiu tapa para comer os últimos pedaços! Eles adoraram o peixe e comeram até acabar tudinho! Uhuuuu

MODO DE FAZER

– Primeiro você precisa se certificar de que seus filés de badejo estão sem aquela espinha bem grossa que existe ao longo de toda a sua dorsal. Essa espinha pode ser retirada com o uso de uma pinça própria para isso (ou qualquer outro tipo de pinça). Ela sai com uma certa facilidade.

– Feito isso, corte os filés do tamanho que achar melhor. Fiz filés com 2 cm de altura por uns 10cm de comprimento. Não queria filés muito grandes e achei que nesse tamanho eles ficaram ótimos. Lave-os com o suco de limão, deixando-os no suco por uns 2 minutos. Jogue todo o suco fora em seguida. Tempere os filés com sal e pimenta do reino preta moída na hora. Deixe os filés temperados por pelo menos 15 minutos na geladeira.

– Aproveite esse tempo para fazer o molho. Coloque na panela o azeite, o tomate picado, a cebola, o coentro, a pimenta e o sal. Deixe o fogo no mínimo, com a panela tampada, por uns 10 minutos, até os tomates ficarem bem macios. Desligue o fogo e reserve.

– Pegue os filés temperados e faça-os grelhados. Você pode usar uma frigideira antiaderente comum (eu usei) ou então uma daquelas que possuem canaletas (fica bem bonito). Coloque os filés (fiz de 4 em 4) na frigideira bem quente, com fogo alto, e deixe-os ficar bem tostadinhos de cada lado. Depois disso abaixe o fogo para o mínimo, tampe a frigideira e deixe por uns 3 minutos, só para ter certeza de que eles estarão bem cozidos por dentro. Retire os filés e coloque-os numa travessa. Repita o processo com todos os filés.

– Feito isso, você terá uma travessa com os filés já grelhados. Espalhe o molho de tomate (pedaçudo mesmo) sobre os peixes e sirva!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 50,00 – R$ 60,00

Print Friendly