Ingredientes

  • 1/2 kg de feijão preto
  • 1 cebola média picadinha
  • 1 colher de sopa de alho amassado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1/2 colher de sobremesa de louro em pó (ou 3 folhas de louro)
  • 1/2 maço de folhas de manjericão fresco
  • Sal e pimenta calabresa à gosto

+ 10 pessoas Pessoas servidas ~ 1 hora e 20 minutos

Para começar essa semana trago algumas dicas básicas para fazer um feijão preto simplesmente delicioso! Há algumas semanas atrás uma leitora aqui do blog me mandou um e-mail pedindo uma receita para fazer feijão. Modéstia à parte, considero o meu feijão um dos melhores que eu já provei. Sigo algumas regrinhas básicas para fazê-lo ficar bem temperado, cremoso e muito leve, sem dar aquela azia ou peso no estômago. Além de tudo, é uma receita ótima inclusive para os vegetarianos, pois não leva carne!

Sei que muita gente tem medo de fazer feijão em casa por causa do uso da panela de pressão. Por isso preparei uma listinha abaixo com dicas úteis para usar sua panela de pressão com segurança:

– Certifque-se que a válvula de escape esteja totalmente desentupida. Para isso você pode usar um palito de dentes, enfiando-o em cada um dos buraquinhos e retirando qualquer sujeira que esteja lá dentro. Esse passo é fundamental, pois normalmente a válvula entupida é o que faz uma panela de pressão literalmente explodir.

– Preste atenção no estado de conservação da borracha de vedação na tampa da panela. Essa borracha fica desgastada com o tempo, e é preciso trocá-la. Uma borracha desgastada faz com que a panela nunca dê pressão, pois fica vazandoo tempo inteiro.

– O ideal é cozinhar com fogo médio ou baixo. O fogo alto pode aumentar demais a pressão interna da panela, principalmente se ela estiver muito cheia.

– Toda panela de pressão possui uma marcação interna mostrando o limite máximo dela. NUNCA coloque comida acima desse limite, sua panela provavelmente vai vazar ou explodir. Eu costumo colocar sempre até 1 dedo abaixo desse limite.

– Para abrir a panela de pressão siga esses passo: se não estiver com pressa, desligue o fogo e aguarde até que toda a pressão seja liberada pela válvula. Você pode inclusive usar uma faca ou colher para suspender um pouquinho a válvula e liberar a pressão mais rápido. Caso esteja com pressa, leve sua panela até a pia (muito cuidado ao manuseá-la, não a sacuda!) e coloque-a sob água fria corrente. O choque térmico fará com que ela perca a pressão muito rapidamente (mas há quem diga que isso causa danos à borracha de vedação da panela). Espere uns 30 segundos, retire da água e abra a panela.

Agora que vocês já sabem todas as dicas de segurança e estão super espertos no uso da panela de pressão, vamos à nossa receita de feijão preto? Ah, lembrando que você também pode separar o feijão pronto em pequenas porções para congelar!

MODO DE FAZER

– Primeiro lave muito bem o seu feijão. É importante escolher uma marca de qualidade. Eu uso a Combrasil, mas tem várias outras que também são boas.

– Coloque o feijão de molho numa tigela com água uns 3 dedos acima da linha do feijão. Tem que ficar de molho no mínimo por 1 hora. Essa é uma dica muito importante, pois percebi que esse passo faz toda a diferença para aquele feijão que te dá gases e aquele feijão levinho. Quando eu me lembro e tenho tempo costumo deixar de um dia para o outro.

– Bem, está na hora da panela de pressão! Coloque o feijão que ficou de molho na panela (com aquela mesma água, que deve ter sido quase toda absorvida pelos grãos Pessoal, aqui eu mudei e passei a desprezar a água que sobrou, que normalmente é muito pouca pois foi quase toda absorvida pelos grãos, e coloco outra água novinha, o feijão fica mais leve). Acrescente mais água (até uns 3-4 dedos acima da linha dos grãos, feche bem a panela de pressão e coloque para cozinhar em fogo BAIXO. Essa é outra dica essencial para um feijão gostoso, com caldo cremoso: cozinhar na panela de pressão em fogo baixo pode demorar mais (costuma demorar de 45 minutos a 1 hora, dependendo do tempo que os grãos ficaram de molho antes), mas o resultado final é infinitamente melhor. Sabe aquele feijão que, apesar de estar bem cozido, tem o caldo ralo? Isso acontece quando ele é cozido na panela de pressão com fogo alto. Portanto, tenha paciência!

– Depois de cozido (veja as dicas de como abrir sua panela de pressão acima!), reserve e prepare o tempero.

– Coloque na panela onde o seu feijão será temperado (eu uso um calderãozinho) todos os temperos, menos o manjericão. Deixe refogar em fogo médio até que o alho e a cebola estejam bem douradinhos. Acrescente o manjericão e o feijão já cozido. Deixe em fogo baixo por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Acerte o sal.

– Seu feijão está pronto! Essa receita também fica uma delícia para servir em copinho como aperitivo!!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 3,00 – R$ 5,00

Quer saber mais sobre Feijão? Então veja essa postaqem aqui sobre os tipos de feijão mais consumidos no Brasil e essa aqui sobre a produção e o consumo de feijão no país.

Print Friendly