Ingredientes

  • 250g de arroz basmati cru
  • 3 dentes de alho amassados
  • 500-600 ml de água fervente
  • 2 colheres de sopa de óleo (usei de canola)
  • Sal à gosto

5 pessoas Pessoas servidas ~ 30 minutos

E aí gente, como foi o Dia das Mães de vocês? O meu foi maravilhoso e especial, pois passei o dia com minha mãe querida num super almoço de família, reunindo meu irmão, avó, tios e primos mais chegados. Adoro eventos familiares! Além disso tive a oportunidade e o prazer de poder convidar meus queridos padrinhos de casamento, o que deu um toque ainda mais especial nesse dia. Enfim, foi ótimo!

Aliás, a comida estava espetacular também! Contamos com a super ajuda do meu pai, que também faz coisas incríveis na cozinha! Ainda essa semana postarei o nosso prato principal, mas enquanto isso posto um dos acompanhamentos, que fez bastante sucesso. Vocês conhecem o Arroz Basmati?

O Arroz Basmati é uma variedade de arroz branco, parecida com a que costumamos comer aqui no Brasil, mas diferenciando-se por sua textura mais rija, por ficar muito soltinho e ser muito, muito aromático. Eu virei fã desse arroz no primeiro dia que experimentei, e corri ao mercado nos dias seguintes para comprar para casa. Pena que não é barato! Mas é um arroz sensacional para acompanhar qualquer tipo de prato, então eu aconselho muitíssimo vocês experimentarem num almoço ou jantar mais especial.

O Basmati vem da Índia, e seu nome significa “o aromático”. Tentador, não? Então vá até seu mercado (ele também existe naquela linha especial da Tio João que eu comentei no post do Arroz Negro) e compre um pacotinho. Você não vai se arrepender!

MODO DE FAZER

– É basicamente idêntica à forma de fazer do nosso arroz de cada dia. Primeiro, lave até que a água saia transparente e não branca e escorra o arroz (no pacote diz que não precisa lavar, mas eu sempre lavo qualquer grão que eu compre).

– Leve à panela o alho amassado e o óleo. Deixe em fogo médio até começar a dourar (mas não deixe ficar dourado ou marrom, para não dar cor ao arroz. Ele deve continuar branco!). Junte o arroz lá lavado e escorrido e deixe refogar por uns 2 minutos, mexendo continuamente.

– Acrescente a água fervente (até ficar 2 dedos acima do nível do arroz), o sal, e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi-tampada. Quando a água tiver secado tampe a panela, deixe mais 2 minutinhos com o fogo baixo ligado. Desligue o fogo e deixe a panela tampada por mais uns 15 minutos, para terminar o cozimento no vapor. Está pronto!!

DIFICULDADE: Fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 4,50 – R$ 9,00 (já vi diferença de mais de 100% no valor do mesmo pacote de arroz em mercados diferentes, portanto pechinche!)

Print Friendly