Ingredientes

  • 300g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2/3 de xícara de açúcar de confeiteiro
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • Doce de leite para rechear
  • Papel manteiga que baste

60 biscoitinhos recheados Pessoas servidas ~ 1 hora e 30 minutos

Mais uma segunda-feira começa, mas dessa vez ela será mais doce! Isso porque resolvi já abrir a semana com esse biscoitinho amanteigado simplesmente maravilhoso. O biscoito é crocante, mas ao mesmo tempo derrete na boca. Uma delícia super fácil de fazer que aprendi com a Stefânia, do Com uma Pitada de Açúcar.

Eu resolvi rechear os biscoitinhos com aquele doce de leite caseiro que postei aqui na semana passada. Mas você pode usar um doce de leite comprado ou qualquer outro recheio, como goiabada, geleia, brigadeiro, etc. Outra ideia bacana é fazer os biscoitinhos sem recheio mesmo! Inclusive eles duram mais tempo assim (uns 3-4 dias num potinho fechado). Mas eu acho que não vão durar muito tempo! Os que eu fiz não duraram nem 1 dia (foram imediatamente devorados hehe)!

Esse biscoito é ideal para ser servido com um cafezinho ou chá da tarde. Que tal começar a sua semana mais doce também?  

MODO DE FAZER

– Bata a manteiga, o açúcar peneirado e a essência de baunilha na batedeira até ter um creme esbranquiçado como resultado. Eu deixei uns 5 minutos, usei o batedor em forma de pá (mas você pode usar o aramado comum também).

– Acrescente a farinha de trigo e o amido de milho peneirados, bata mais um pouco para incorporar todos os ingredientes.

– Corte um retângulo de 30×40 cm de papel manteiga e coloque sobre uma superfície limpa. Coloque metade da massa no centro do retângulo, cubra com outro do mesmo tamanho de papel manteiga. Abra a massa entre os dois papéis, deixando mais ou menos 0,4mm de espessura (abri usando as mãos mesmo, nem precisei de rolo). Faça o mesmo com a outra metade. Leve os dois retângulos de massa à geladeira por 1 hora, até que fiquem firmes.

– Retire uma das massas da geladeira e corte no formato dos biscoitos que quiser (pode usar cortadores, como eu usei no formato de estrela, ou cortar, com um copo de tequila, por exemplo). Coloque a massa já cortada numa assadeira com papel manteiga e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por uns 12 minutos, ou até que fiquem levemente dourados.

– Retire do forno e deixe esfriar por uns 5 minutos na forma. Os biscoitos ainda estarão levemente molinhos, mas não se preocupe, nesses 5 minutos eles irão endurecer. Coloque-os para terminar de esfriar sobre uma grade.

– Repita a operação com toda a massa. As bordas que sobrarem do corte do biscoito podem ser reaproveitadas. Junte tudo e use novamente, abrindo a massa entre dois papéis manteiga, levando à geladeira, cortando e assando, até terminar a massa.

– Depois que todos os biscoitos assados estiverem completamente frios, recheie com doce de leite. Eu usei aquele doce de leite caseiro que postei aqui há uns dias atrás. Esses biscoitos podem ser guardados por uns 2-3 dias em um pote bem fechado.

DIFICULDADE: Média

PREÇO MÉDIO: R$ 8,00 – R$ 10,00

Print Friendly