Não sou propriamente fã de doces. Na verdade eu até gosto bastante, mas num geral não consigo comer grandes quantidades. Biscoitos recheados, por exemplo, como uns 2, no máximo 3. Brigadeiro então, como um e olhe lá! Mas tem um doce que foge a essa regra: o doce de leite. Se for feito em casa então é um perigo! Preciso me policiar para não “meter o pé na jaca” e comer várias colheradas!

Fazer doce de leite em casa é facílimo e não tem o que errar. Não vou nem colocar aquela sessão do lado direito aqui da página com os ingredientes, porque é um só: uma lata de leite condensado de boa qualidade (usei Moça). Só pode ser de lata, ok?

Faça assim: coloque a lata numa panela de pressão com água suficiente para cobrir a lata (1 dedo acima da lata). Leve para cozinhar na panela de pressão por 30 minutos se quiser aquele doce de leite mais ralo (bom para cobrir sorvete, usar em crepes, etc), por 40 minutos para ficar pastoso (igual esse da foto) e por 50 minutos se quiser o doce de leite mais durinho, em ponto de corte.

Retire a panela de pressão do fogo, espere uns minutinhos para sair a pressão toda (ou coloque embaixo da torneira com água fria para acelerar o processo). Deixe a lata esfriar sobre a pia por uns 15 minutos antes de abrir.

Não é uma delícia? Esse aí usei para rechear uns biscoitinhos amanteigados!! 😀

Apesar de ser muito fácil, crianças não podem fazer sozinhas em casa, ok? Panela de pressão é perigoso e é essencial ter um adulto por perto!

Print Friendly