Ingredientes

  • 20 caranguejos
  • 4 cebolas grandes
  • 2 maços de coentro
  • 250ml de azeite de oliva
  • Sal e Pimenta à Gosto

20 caranguejos Pessoas servidas ~ 1 hora e 30 minutos

Hoje eu resolvi trazer um prato bem diferente para vocês. Já fizeram uma caranguejada? Confesso que não é um dos pratos mais comuns no nosso dia-a-dia, mas é uma delícia se reunir em torno de uma boa mesa com pessoas agradáveis uma tábua e um martelinho para degustar lentamente um caranguejo cozido num belo tempero. Aqui o esquema não é somente se alimentar, mas sim aproveitar o processo, já que não dá para comer caranguejo no estilo “pá-pum”, é necessário um tempo para quebrar cada uma das patinhas, pegar aquela carne suculenta e ficar com gostinho de quero mais!

Eu nunca soube fazer caranguejo, mas, como já disse, tenho sorte de ter uma sogrinha linda chamada Ignez que cozinha que é uma beleza! Já postei uma receita dela aqui, aquele Bacalhau à Ignez, que é uma coisa de tão gostoso! Agora mostro para vocês uma das receitas mais famosas dela, o Caranguejo, que ela faz com uma facilidade que só vendo! Eu já pude acompanhar (e comer!) essa caranguejada algumas vezes, então resolvi trazer os segredinhos para vocês. Vamos lá?

Caranguejada

MODO DE FAZER

– O maior problema ao se fazer um caranguejo é que ele vem vivo e com aquelas pinças prontas para nos dar uma beliscada! Para contornar esse problema, faça o seguinte: coloque os caranguejos num balde com bastante gelo. O gelo deixa eles anestesiados, o que faz com que parem de mexer as pinças. Com uma faquinha de ponta, mate-os enquanto estão anestesiados, enfiando a ponta da faca entre os olhos.

– Feito isso, lave e limpe todos os caranguejos. Você pode usar uma escovinha para limpar bem todo o casco em água corrente. Você pode tirar o umbigo e os pelinhos das pinças, caso ache necessário.

– Use uma panela bem grande. Coloque as cebolas cortadas em pedaços grandes, o coentro picadinho, o azeite, o sal e a pimenta. Coloque os caranguejos já limpos e água fervente, até cobrir os caranguejos.

– Deixe cozinhar até que as juntas fiquem bem soltinhas, por aproximadamente 1 hora. Sirva!

PREÇO MÉDIO: R$ 20,00 – R$ 35,00

DIFICULDADE: difícil (só por causa da fase de matar o caranguejo, que não é a mais fácil para quem não tem experiência..)

Print Friendly, PDF & Email