Ingredientes

  • 3 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de farinha de linhaça dourada
  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico em pó
  • 6 colheres de sopa de acucar
  • 3/4 colher de sopa de sal
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Gergelim preto para decorar (opcional)

2 pães de forma pequenos ou 1 grande Pessoas servidas ~ 2 horas

Eu adoro fazer pão! O cheiro do pão quentinho saindo de dentro do meu forno.. a sensação mágica de juntar ingredientes tão simples como farinha, água e fermento e ter como resultado um pão macio e quentinho feito por mim!

Essa receita é simplesmente sensacional. Peguei lá no Teretete da Cozinha, fiz sem dar muita bola, na verdade só queria usar a farinha de linhaça que estava guardada no armário. Agora feche os olhos e imagine aquele pão de forma estilo multi-grãos super fofinho que vende nos mercados. Esse aqui ficou bem melhor!

Fiquei realmente surpresa com o resultado, e acho que vocês também vão ficar! Pão de Forma de Linhaça

MODO DE FAZER

– Peneire a farinha de trigo e o açúcar. Misture com a farinha de linhaça e o sal. Reserve.

– Dissolva o fermento na água morna. Deixe descansar por 3 minutos. Acrescente o líquido na mistura dos secos (faça um buraco no meio e jogue o líquido dentro). Vá integrando todos os ingredientes com as mãos. É uma massa muito fácil de ser trabalhada, leve e elástica.

– Sove a massa por uns 10 minutos sobre uma superfície limpa e enfarinhada. Coloque para descansar numa tigela em local escuro e abafado por 40 minutos (ela vai dobrar de tamanho ou mais).

– Depois do descanso dobre a massa umas 3 vezes, para tirar o ar. Molde o pão como quiser e coloque numa forma untada e enfarinhada (usei uma para pão de forma). Faça pequenos cortes diagonais na superfície do pão e deixe descansar novamente por mais 40 minutos (ela vai crescer bastante ainda).

– Pincele o pão com gema de ovo e jogue um pouco de gergelim preto para decorar. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C até o pão ficar douradinho na superfície (faça o teste batendo na parte inferior do pão. Se o barulho for oco ele já está todo assado por dentro). Retire do forno e coloque para esfriar numa grade, para não suar. Pode servir morno ou frio. Bom apetite!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 3,50 – R$ 5,50

Print Friendly