Ingredientes

  • 250g de farinha de trigo
  • 25g de açúcar
  • 25g de manteiga
  • 125ml de leite morno
  • 1 colher (sobremesa) de fermento seco
  • 1 pitada de sal
  • 1 gema, para pincelar

1 pão médio Pessoas servidas ~ 2 horas

Oi pessoal, como vocês estão? Por aqui a vida está uma loucura, muita agitação! Trabalho bombando, pós também, além das várias novidades (boas!!) que estão acontecendo na vida pessoal. Adoro esse ritmo frenético! *risos*

Já tem um tempinho que não posto uma receita de pão por aqui, não é mesmo? Eu também já estava com saudade de sentir aquele cheirinho do pão assando no forno da minha cozinha, por isso resolvi fazer um pãozinho bem simples nesse domingo. Essa receita é daquelas feitas para quem não tem muita prática com esse tipo de culinária, já que não tem muito segredo e não exige muita experiência. Um pãozinho gostoso para comer morninho com manteiga, requeijão ou geleia, acompanhando um cafezinho, chocolate quente, ou capuccino. Humm!

 Pão de Leite

MODO DE FAZER

– Comece separando e pesando todos os ingredientes (você pode usar uma balança digital – eu uso essa aqui) ou o nosso conversor de medidas para xícaras. Lembre-se de peneirar a farinha de trigo e o açúcar.

– Misture todos os secos (farinha, açúcar, sal e fermento biológico seco). Reserve.

– Fiz a massa na batedeira KitchenAid, usando aquele batedor em forma de pá, mas você também pode fazer a mão. Coloque a manteiga e o leite morno na batedeira. Ligue e comece a acrescentar a mistura dos ingredientes secos. Deixe bater por uns 5 minutos, até a massa ficar bem integrada e lisa.

– Retire da batedeira. Numa superfície limpa e levemente enfarinhada, comece a sová-la por uns 10 minutos, até que ela fique bem lisa e aveludada. Coloque a massa num pote limpo e seco e deixe descansar por 1 hora, ou até dobrar de volume, em local escuro e abafado.

– Pré-aqueça o forno a 210°C. A temperatura do forno estar certa e constante é essencial para ter um pão bonito e bem assado. Para isso eu sugiro ter um termômetro de forno. Unte uma forma com óleo e farinha. Reserve.

– Retire a massa do descanso. Amasse-a de leve com os dedos, para soltar o ar. Faça bolas do tamanho que você quiser, ou um único pão, como eu fiz. Coloque na forma, faça cortes diagonais na superfície e pincele uma gema de ovo, para ele ficar com uma cor bonita. Leve ao forno para assar por uns 25 minutos, ou até ficar corado por cima e cozido por dentro (dê leves batidas na parte de baixo do pão, se o barulho for oco ele está pronto!).

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 1,20 – R$ 2,80

 

Print Friendly