Ingredientes

  • 120 g de ricota peneirada
  • 70 ml de leite
  • 1 ovos com clara e gema separada
  • 50 g de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó

6 panquecas Pessoas servidas ~ 20 minutos

A segunda sem carne é um movimento que possui a adesão de alguns dos blogueiros de culinária do país, que visa apresentar opções gostosas, saudáveis e sem carne de receitas. Como essa é exatamente o tipo de receita que tenho para apresentar, achei que nada melhor do que essa segunda-feira para isso!

Quase todo mundo que é ligado nos programas de televisão sobre culinária da televisão à cabo conhece ou já ouviu falar da Nigella Lawson. Ela é conhecida por sua “falta de atenção” com algumas regras e etiquetas de higiene na cozinha, mas nem por isso deixa de ser admirada por milhares com seus livros de receitas fáceis e surpreendentes. Uma dessas receitas é a famosa panqueca americana com um toque especial: sua massa é feita com ricotta, o que a deixa super leve e macia. Realmente me surpreendeu como é fácil e gostosa! Uma ótima pedida para um café da manhã diferente e saudável.

MODO DE FAZER

– Passe a ricota numa peneira bem fininha, para que ela fique parecendo uma farinha aveludada. Reserve.

– Bata a clara em neve. Reserve.

– Misture a ricota peneirada, a gema, o leite e a farinha de trigo. Acrescente delicadamente a clara em neve. Junte também delicadamente o fermento em pó.

– Aqueça uma frigideira, preferencialmente antiaderente (do contrário, coloque um fio de óleo). Coloque uma porção (usei 2 1/2 colheres de sopa) na frigideira aquecida em fogo médio. Deixe fritar até ela ficar firme suficiente para que consiga virá-la com uma espátula. Deixe fritar do outro lado e retire. Faça o processo com toda a massa. Sirva quente com mel, manteiga, geleia ou a cobertura de sua preferência. Bom apetite!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 2,50 – R$ 4,00

Já está participando do sorteio de 2 livros aqui no Temperaria? Então corre lá e se inscreve!

Print Friendly