Ingredientes

  • 12 tomates bem maduros
  • 1/2 cebola picadinha
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de requeijão ou catupiry
  • 2 colheres de sopa de creme de leite fresco
  • 1/2 colher de chá de noz moscada em pó
  • 1 colher de chá de azeite trufado (opcional)
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco
  • Sal e queijo parmesão ou pecorino ralado grosso
  • Fatias de pão italiano para servir

2 pessoas Pessoas servidas ~ 30 minutos

Com esse inverno fora de época no Rio de Janeiro, resolvi fazer um creme de tomate para esquentar a noite com um delicioso vinho. A receita é muito simples e qualquer um pode fazer em questão de minutos, mas é claro que eu tive que dar meu toque especial nessa receitinha, não é mesmo? Minha recompensa foi ouvir do amoreco, que é super fã de sopas de tomate, dizer que é melhor do que a que ele mais gosta, de um restaurante onde costumamos ir só para ele tomar essa sopinha. Uhuuuu

A dica aqui fica em ter tomates bem vermelhinhos, com os quais você fará lindos tomates pelados em casa (passo-a-passo no Modo de Fazer), um pão italiano bem resistente para servir junto e um queijo parmesão ou pecorino ralado grosso para colocar por cima da sopa bem quente. É sucesso na certa!

Sopa Creme de Tomate Trufado

MODO DE FAZER

– Primeiro vamos aprender a fazer os tomates pelados. Para isso é muito simples: faça uma pequena cruz com a ponta de uma faca na base de cada tomate (a base oposta ao olhinho) e coloque os tomates numa panela com água fervente. Deixe ferver por uns minutinhos. Quando perceber que a pele dos tomates está se soltando retire-os da água quente e coloque-os imediatamente em água gelada. O choque térmico fará com quea pele deles se solte totalmente. Agora é só puxar  as 4 folhas de pele a partir da cruz que você cortou. Voilá, tomates pelados fresquinhos feito em casa! ( fala a verdade, agora você nunca mais vai pagar aquela pequena fortuna nas latinhas de tomates pelados prontos, nao é mesmo?)

– coloque o azeite numa panela junto com a cebola picadinha. Deixe refogar até a cebola ficar transparente. Acrescente o alho amassado e deixe refogar mais um pouco. Acrescente os tomates pelados, partidos em 4 ou 6 pedaços (não se preocupe com a uniformidade dos pedaços). Misture bem, abaixe o fogo e deixe cozinhando por uns 10 minutos, mexendo eventualmente.

– caso você tenha um mixer de mão, coloque-o na panela e bata tudo, até formar um creme. Caso nao tenha, coloque a mistura num liqüidificador, bata e retorne tudo já batido para a panela.

– acrescente o requeijão, o creme de leite fresco e a noz moscada. Integre todos os ingredientes e deixe o creme apurar em fogo baixo por uns10 minutos. Acerte o sal, acrescente o azeite trufado e o manjericão fresco. Sirva com uma porção generosa do queijo ralado grosso por cima. Bom apetite!

DIFICULDADE: fácil
PREÇO MÉDIO: R$ 4,50 – R$ 6,50

Print Friendly