Ingredientes

  • MASSA
  • 200ml de leite morno
  • 1 tablete de fermento biológico fresco (15g)
  • 400g de farinha de trigo
  • 1/3 xícara de óleo (70ml)
  • 1 colher de chá de sal
  • RECHEIO
  • 1/2 cebola picada em cubinhos
  • 2 xícaras de linguiça calabresa ou de pernil
  • 1 tomate picado sem sementes
  • 1/2 copo de requeijão
  • Cheiro verde à gosto
  • Gergelim preto (opcional)

1 pão recheado grande Pessoas servidas ~ 2 horas e 30 minutos

Sei que todo mundo costuma fazer uma retrospectiva do ano quando estamos no final de dezembro, mas eu simplesmente não consigo. Além de sempre estar totalmente enlouquecida de coisas a fazer no final do ano (e 2011 superou todas as expectativas nesse quesito), eu preciso esperar que o ciclo se feche totalmente para poder fazer uma avaliação sobre ele.

2011 foi um ano atípico para mim. Não posso dizer que foi bom, nem que foi ruim, já que muita coisa aconteceu nesse ano que vai ficar para sempre marcado na minha vida. Iniciei novas fases (nova empresa, novo MBA, blog novo, novo hobby, etc) e fechei várias outras. Foi o ano em que tomei as decisões e atitudes mais difíceis que eu posso me lembrar da minha vida adulta. Confesso que estava doida para que 2011 acabasse. Eu sou assim, tenho essa coisa de datas e fechamento de ciclos e nova fase cármica-energética-calendarística (brincadeira, nada muito astrológico por aqui..), mas algo me diz que 2012 será melhor que 2011!

Expectativas à parte, com certeza o blog, o conhecimento e as amizades que vieram com ele foi um dos pontos altos de 2011. E espero que seja melhor ainda nesse novo ano! Para celebrar o recomeço, os novos projetos e a esperança de um ano melhor, posto aqui uma receitinha bem familiar, um pãozinho com linguiça. Afinal, pão é o que posso pensar na culinária que mais representa as fases da nossa vida: começa com vários ingredientes separados, que depois de serem muito trabalhados, junto com a ação do tempo, trazem a recompensa por todo o esforço que nele foi depositado.

A receita do pão é de família (tirei do caderninho da minha mãe), e posso dizer que tem tudo que uma comfort food deve ter: cheiro, aparência e sabor que te deixam feliz!

 pão com linguiça de pernil

MODO DE FAZER

– Dissolva o fermento em metade do leite morno e deixe descansar por 10 minutos.

– Acrescente o restante do leite, o óleo e o sal. Vá acrescentando aos poucos a farinha, integrando os ingredientes com as mãos, sovando sobre uma superfície limpa e enfarinhada, até que a massa fique lisa, homogênea e soltando das mãos (quanto menos farinha mais leve ficará o seu pão).

– Coloque numa tigela e cubra com filme plástico. Deixe descansar por 45 minutos em local abafado, até que a massa dobre de tamanho.

– Enquanto isso faça o recheio: refogue as cebolas picadas no azeite. Junte a calabresa e deixe refogar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até ficarem fritinhas. Adicione o tomate picado e o cheiro verde. Retire da panela e deixe esfriar (deve ser usado frio na massa).

– Abra a massa numa superfície enfarinhada com um rolo, formando um retângulo. A massa é delicada, portanto não abra a massa muito fina, pois romperá quando colocar o recheio. Coloque o recheio já frio no centro. Acrescente pequenas colheradas do requeijão. Feche a massa, primeiro nas laterais maiores, depois as menores.

– Transfira com muito cuidado a massa recheada para uma travessa untada com óleo, colocando as dobras para baixo. Deixe crescer em local abafado por mais 40 minutos.

– Pincele o pão com leite. Se quiser salpique gergelim preto na superfície do pão. Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C até que o pão fique dourado (no meu forno demorou 40 minutos).

– Depois de assado, coloque o pão para esfriar numa grade, para não suar. Sirva morno ou frio. Bom apetite!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 4,00 – R$ 6,00

Print Friendly