Ingredientes

  • 200g de açúcar de confeiteiro
  • 60g de farinha de trigo
  • 100g de amendoas trituradas (farinha)
  • 70g de manteiga sem sal
  • 5 claras de ovo
  • 2 colheres (sopa) de conhaque

80 financiers Pessoas servidas ~ 40 minutos

Eu adoro Financiers, que são aqueles pequenos bolinhos que de amendoas que são servidos junto com o café expresso em alguns restaurantes. A vontade que tenho é de pedir para deixarem de mixaria e trazerem logo um montão de bolinhos ao invés de um só!

Para solucionar esse problema, resolvi procurar a receita ideal para fazer em casa. Vi inúmeras receitas diferentes, com mais ou menos claras de ovos, com amendoas, nozes, baunilha, etc. Só que quase todas as receitas tinham um problema: muita manteiga!

Fiquei muito de pé atrás por causa disso. Não sou fã do consumo exagerado de gordura e sal. Na minha casa praticamente não existe fritura: faço quando em muito de 3 ou 4 vezes por ano. O consumo de sal é muito baixo: não coloco sal na salada e ponho muito pouco sal na comida em geral.

Vi a receita da Laura Calder que me pareceu muito boa! Mas resolvi arriscar: fiz com metade da quantidade de manteiga indicada. Ficou ótimo! Na verdade nem consigo imaginar como é fazer com toda a manteiga da receita original, porque já achei bem amanteigado assim na versão mais light.

O único problema de fazer isso é que agora tenho que me segurar toda vez que olho o potinho com os financiers dentro..

 Financiers da Laura Calder

MODO DE FAZER

– Derreta a manteiga numa frigideira em fogo baixo, mexendo sempre, até que ela fique  dourada. Retire com uma colher a espuma que vai se formar na superfície. Reserve.

– Misture a farinha e o açúcar peneirados. Junte a farinha de amendoas e o conhaque. Acrescente as claras (puras, sem bater) e misture tudo com uma colher. Junte a manteiga derretida e misture novamente.

– Coloque nas forminhas (usei forminhas de madeleines) e leve para assar em forno pré-aquecido a 210 graus por 15 minutos. Abaixe o forno para 180 graus e deixe por mais 5 minutos. Retire do forno, desenforme e guarde num potinho bem fechado.

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 4,00 – R$ 5,00

Print Friendly