Ingredientes

  • - 1 1/2 (360ml) de água
  • - 2 colheres de sopa de manteiga
  • - 1/2 xícara de mel
  • - 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • - 1 colher (chá de sal)
  • - 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • - 1 colher de cafe de canela em pó
  • - 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • - 1 1/2 de farinha de trigo
  • - 10gr de fermento biológico seco

1 pão grande + 3 pãezinhos individuais (bisnaguinas) Pessoas servidas ~ 1 hora + 2 horas para crescer

Eu adoro quando vou ao Outback e eles trazem aquele pão australiano bem quentinho antes da comida. É um dos pontos altos para mim! Sempre quis pedir para levar para casa, mas a coragem ainda não permitiu!

Tendo isso em vista, resolvi que tentaria fazer uma receita de pão australiano em casa. O gosto é incrível, apesar de diferente do pão do Outback (ouso até dizer que melhor). Cometi o erro de fazer de manhã cedo e assar com menos de uma hora de fermentação, percebi que precisava de mais, por isso coloquei na receita 2 horas para fermentar (pães que leva  farinha de trigo integral costumam demorar mais para fermentar). O cheiro desse pão assando é uma LOUCURA de tão bom, invade toda a cozinha! Simplesmente incrível para comer com aquela manteiguinha derretendo.. Arrisque-se e aproveite!

Pão Australiano

MODO DE FAZER

– Numa tigela peneire a farinha integral e a farinha comum. Adicione o açúcar mascavo, o sal, o fermento, a canela e o chocolate em pó. Reserve.

– Em outra tigela adicione a manteiga derretida sem sal, a água morna e o mel. Acrescente aos poucos a mistura de farinha. Sove bastante numa superfície limpa e enfarinhada, até a massa ficar bem lisa e homogênea (uns 15 minutos).

Observação: algumas pessoas relataram que não conseguiram trabalhar a massa com essa quantidade de água. Então, aconselho que façam a mistura da água com a manteiga e o mel somente com metade da água (180ml) e depois continuem acrescentando a água já na mistura com a farinha, até o ponto de sovar.

– Modele os pães e  coloque numa forma untada. Deixe crescer em local escuro e abafado por 2 horas, até que dobrem de tamanho.

– Faça pequenos cortes diagonais na superfície da massa e pincele com gema de ovo. Leve para assar em forno pré-aquecido a 210 graus até que fiquem crescidos e dourados (aqui demorou uns 35 minutos).

– Retire do forno e coloque os pães para esfriar em uma grelha, para que não suem. Sirva-se! Fica delicioso com manteiga, requeijão, mel, geleia…

Pão Australiano

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 4,50 – R$ 6,50

Print Friendly