Ingredientes

  • PARA A MASSA:
  • - 1 1/2 xícara de farinha de trigo (180gr)
  • - 3/4 xícara de farinha de trigo integral (100gr)
  • - 160gr de manteiga com sal derretida fria
  • - 6 colheres (sopa) de água gelada
  • - Sal a gosto
  • PARA O RECHEIO
  • - 4 ovos
  • - 1 caixa de creme de leite UHT
  • - 3/4 xícara (200 ml) de leite
  • - 2 xícaras de folhas de espinafre
  • - 200gr de mussarela picada
  • - 90gr de blanquet de peru picado
  • - 1/2 colher (chá) de pimeita do reino preta em pó
  • - 1/2 colher (chá) de noz moscada em pó
  • - 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • - Sal e azeite à gosto

8 fatias generosas Pessoas servidas ~ 40 minutos + 2 horas de geladeira

Ontem finalmente aluguei um dos filmes que mais tenho ouvido falar nos últimos meses: Julie & Julia. Eu sei que a grande maioria das pessoas já viu o filme (especialmente se são vinculados de alguma forma com gastronomia), mas eu ainda não tinha visto. Resumindo o enredo, trata de uma mulher que resolver escrever um blog de receitas seguindo um livro da Julia Child, com mais de 500 receitas a serem feitas num prazo de um ano. Nossa, imagino como deve ser difícil! Enfim, acreditam que eu fiquei emocionada com o filme? Muito boba né? hehe. Ficava falando pro Americo “preciso fazer um pato desossado assim”, “preciso de uma panela assim”, “preciso fazer um curso de culinária francesa”. No final do filme eu já queria me inscrever num curso de francês!! Compulsiva? Que isso, imagina! 😛

Há um tempo atrás comprei o maravilhoso livro da Rita Lobo, o Panelinha, que te várias receitas incríveis. Finalmente resolvi parar para fazer uma dessas receitas! A escolhida foi a quiche, que eu adoro e queria fazer para o fim de domingo, já que é rápida, prática e deliciosa!

Claro que eu aproveitei para dar meu toque especial: fiz a massa com metade da tarinha integral e o recheio, que no original é o da famosa Quiche Lorraine, virou de espinafre, queijo e blanquet de peru. Nutritivo e super saboroso! Com certeza vai agradar a todos aí na sua casa!

Quiche Integral com Espinafre, Queijo e Blanquet de Peru

MODO DE FAZER

– Para a massa: coloque a água com gelo numa tigela. Reserve. Corte a manteiga toda em cubinhos, ainda bem gelada. Coloque numa tigela as farinhas temperadas, os cubinhos de manteiga, uma pitada de sal e misture (com as mãos) rapidamente. Adicione as 5 colheres de água e misture a massa bem, até que ela fique uma bola (seja persistente). Não precisa derreter a manteiga completamente, o ideal é que a massa se forme e que pequenos pedaços de manteiga ainda fiquem na massa – isso a deixará mais crocante).

– Envolva a bola de massa com filme plástico e leve para a geladeira por no mínimo 2 horas (deixei de um dia par ao outro). No livro ela indica que fique no máximo por 24 horas na geladeira.

– Retire da geladeira e trabalhe a massa um pouco, para a manteiga amolece. Se estiver extremamente compacta, 15 segundos no microondas não farão mal.

– Se a sua forma for antiaderente, só pincele um pouco de azeite. Se não for, enfarinhe também (usei forma antiaderente de 25cm com tampo removível). No livro ela manda abrir a massa com rolo, mas resolvi usar a técnica que uso pro meu empadão, que é simplesmente pegar pedaços da massa e ir amassando na forma com os dedos, até cobrir todo o fundo e as laterais.

– Feito isso, cubra com um disco de papel manteiga e coloque uns feijões (ou qualquer coisa que possa servir de peso). Isso serve para que, quando for assar a massa, o fundo dela não estufe. Leve ao forno pré-aquecido a 210 graus por 15 minutos, para pré-assar. Reserve.

– Enquanto isso, faça o recheio: pegue as folhas de espinafre e de um “susto” nelas numa panela com azeite em fogo baixo. Deixe no fogo baixo com tampa por uns 7 minutos, até o espinafre murchar. Coloque um pouco de sal. Reserve.

– Numa tigela quebre os quatro ovos inteiros. Bata por uns 3 minutos com um fouet (também pode usar a batedeira, mas não acho necessário). Acrescente o creme de leite, o leite, o sal (lembre-se que o queijo já tem sal!), a pimenta do reino e a noz moscada. Bata por mais uns 2 minutos, para que fique cremoso. Reserve.

– Espalhe o espinafre já murcho no fundo da forma com a massa pré-assada (sem os feijões e o papel manteiga, claro). Espalhe por cima a mussarela e o blanquet de peru picados. Coloque a mistura de ovos por cima de tudo e salpique o queijo parmesão ralado. Leve para assar em forno pré-aquecido a 210 graus por uns 15-20 minutos, até o recheio cozinhar e ficar dourado. Retire e sirva-se!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 10,00 – R$ 13,00

Print Friendly