Ingredientes

  • - 1 talo (+/- 100g) de alho poró
  • - 1 ovo
  • - 15g de fermento biológico seco
  • - 80ml de azeite
  • - 120ml de leite morno
  • - 1 colher (chá) de açúcar
  • - 1 pitada de sal
  • - 400g de farinha de trigo

12 bisnaguinhas Pessoas servidas ~ 1h e 40 minutos

Há algum tempo percebi que o blog estava muito impessoal, já que eu quase não falo de mim e só coloco fotos relacionadas às receitas. Na verdade a proposta era essa mesma, mas acabei me identificando tanto com esse cantinho virtual  e com todos vocês que compartilham uma parte de seus dias comigo, que acabei resolvendo compartilhar um pouco mais da minha vida com vocês.

Eu descobri que tenho uma super sorte na vida: um companheiro que adora cozinhar comigo. A cozinha é meu refúgio, meu recanto, onde gosto de passar horas e horas criando, curtindo. Imaginem agora que ainda posso juntar a isso a companhia do homem que amo, com sorrisos, brincadeiras, cervejinha e mão na massa, é claro! Não fica melhor ainda?

Americo (esse é o nome do “sortudo”) é o melhor sovador de pão que eu conheço. E isso é sério. Somos totalmente complementares na panificação: eu monto a massa, ele sova. Eu formato, ele prova (hehehe). Lá em casa uma máquina de fazer pão foi totalmente proibida por ele porque ele não admite perder o posto de padeiro! OK, eu não tenho absolutamente nada para reclamar com relação a isso! Bora colocar o muque para funcionar!

Olha só que coisa mais fofa ele sovando esse pãozinho delicioso aromatizado com alho poró. Não é uma graça? E reparem que ele está com a camisa aqui do Temperaria (que ele tem mais de uma!)!

Pão de Alho Poró

Aliás, outra curiosidade sobre ele: ele quem deu a ideia para o nome aqui do blog. Ele quem me apresentou o Philipe Kling, que fez todo o layout e a marca do blog. É o maior incentivador aqui do pedaço! 😀

Agora vamos para a receita, o fantástico mundo de Vivian continua em outro post. Beijos a todos!

Pão de Alho Poró

MODO DE FAZER

– Peneire a farinha numa tigela. Reserve.

– Bata no liquidificador todos os outros ingredientes. Coloque numa tigela grande e vá adicionando a farinha peneirada aos poucos, até formar uma massa leve, que comece a desgrudar das mãos (lembre-se, quanto menos farinha, mais leve ficará o pão).

– Sove a massa por uns 15 minutos, até que fique bem lisa e elástica. Modele o pãozinho da forma que preferir (fiz bisnaguinhas) e coloque numa forma untada com óleo e enfarinhada. Faça pequenos cortes na superfície com a ponta de uma faca.

– Coloque para crescer num local abafado (eu uso o próprio forno), até que dobre de tamanho (deixei 1 hora).

– Asse em forno pré-aquecido a 190°C até que fique dourado. Retire do forno e coloque para esfriar numa grade (é importante para não suar o pão. Se não tiver grade específica pode colocar sobre a grade do fogão). Sirva-se!

Pão de Alho Poró

DIFICULDADE: médio

PREÇO MÉDIO: R$ 6,00 – R$ 8,00

E você, já está participando do super sorteio de um moedor de pimentas inox aqui no Temperaria? Não? Então corre e se inscreve! Boa sorte!

Print Friendly