2 Pessoas servidas ~ 1 hora

Já aconteceu com vocês de se prepararem para fazer uma receita específica, comprarem todos os ingredientes necessários, e bem na hora que começam a fazer percebem que não vai dar certo e que vai ter que fazer alguma outra coisa com aqueles ingredientes? Bem, foi exatamente isso que aconteceu comigo!

Eu faria um raviolone recheado com abóbora num molho de sálvia. Vi que a massa que eu comprei não seria boa para isso. Já estava lá com o purê de abóbora pronto, massa na mesa, sálvia lavada, aí pensei: bem, tenho que dar jeito nisso, daqui a pouco preciso servir o jantar!

Disso tudo surgiu uma lasanha de carne seca e purê de abóbora com molho bechamel de sálvia. Fiz em porções individuais e ficou uma LOUCURA! O sabor é surpreendente, e ela fica linda!

Lasanha de Carne Seca com Purê de Abóbora e Bechamel de Sálvia

INGREDIENTES

Para a Carne Seca

– 250gr de carne seca desfiada, dessalgada*

– 1/2 cebola picada

– 1 colher de sopa de molho chipotle Tabasco (defumado)

–  2 colheres de sopa de molho de tomate

– Azeite e sal à gosto

* para dessalgar a carne seca, coloque na panela de pressão com água por 2 vezes, 10 minutos de cada vez, trocando a água.

Para o Molho Bechamel de Sálvia

– 1/2 cebola picadinha

– 1 colher de sopa de margarina

– 1 colher de sopa de farinha de trigo

– 1 colher de chá de amido de milho

– 1/2 litro de leite

– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

– 1/2 xícara de folhas de sálvia

Para o Purê de Abóbora

– 250gr de abóbora sem casca e sem semente, cortada em pedaços

– 2 dentes de alho amassados

– 1/2 colher de chá de noz moscada em pó

– Azeite e sal à gosto

Outros  Ingredientes

– Massa fresca para lasanha

– Queijo mussarela picado à gosto

Lasanha de Carne Seca com Purê de Abóbora e Bechamel de Sálvia

MODO DE FAZER

– Comece com o purê de abóbora. Doure o alho amassado no azeite, junte a abóbora, com o fogo baixo, deixe tampado por uns 10 minutos, até a abóbora começar a se desfazer. Junte a noz moscada, acerte o sal e desligue o fogo. Bata a abóbora com uma colher, para que vire um purê. Reserve.

– Para a carne seca: refogue a cebola picada no azeite. Junte a carne seca desfiada, já lavada e dessalgada na panela de pressão. Deixe a carne refogar por uns 2 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando. Junte o molho de tomate e o molho chipotle. Acerte o sal. Reserve.

– Para o molho bechamel de sálvia: refogue a cebola na margarina, até ela ficar transparente. Junte a farinha de trigo e o amido de milho. Vá adicionando o leite aos poucos, mexendo sem parar (usei um fouet), para que não empelote. Continue assim para cozinhar e engrossar por uns 10 minutos. Desligue o fogo, adicione o queijo ralado e a sálvia. Reserve.

– Para montar a lasanha: comece com uma camada de purê de abóbora. Logo depois uma camada de massa fresca, outra da carne seca, outra de massa, outra de molho bechamel, outra de massa. Repita esse processo, terminando com o molho bechamel. Cubra com a mussarela picada. Leve ao forno a 220° até o queijo derreter e dourar (pode usar um maçarico, caso esteja com pressa. Sirva ainda quente. Delícia!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 8,00 – R$ 10,00

Print Friendly