Ingredientes

  • 1 ovo inteiro
  • 40 ml de azeite
  • 80 ml de leite morno
  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 pacote de 10g de fermento biológico seco
  • 1/2 cebola pequena
  • 1 xícara de folhas de manjericão
  • 280g de farinha de trigo

8 Pessoas servidas ~ 1h e 45 minutos

Meus queridos leitores e amigos, como alguns puderam perceber, fiquei completamente ausente da internet por praticamente uma semana. Foi uma semana muito importante e difícil em minha vida, onde um longo ciclo teve de ser terminado para que outra fase da minha vida pudesse surgir.

Senti muita falta daqui, da convivência, mesmo que virtual, com os leitores e mais do que queridos companheiros dos blogs de culinária. Mas as longas horas de trabalho, poucas horas de sono e a exaustão me impediram de estar por aqui. Mas agora, depois de 15 horas de sono seguidas (inédito!), 3 kg a menos (uhuuuu) e com as esperanças renovadas, trago uma receitinha simplesmente IMPERDÍVEL para vocês!

Esse pão que, se não for o melhor que já fiz, está no top 3, foi uma dica incrível da queridíssima Teresa, do Cozinha Perfumada. Facílimo, fica super macio e delicioso. Recomendo mesmo! Fiz 2/3 da receita porque somos só 2, mas no final me arrependi, porque o pão acabou muito rápido e fiquei com vontade de mais!

Pão de Manjericão

Pão de Manjericão

MODO DE FAZER

– Coloque todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da farinha de trigo. Bata rapidamente, até formar um creme homogêneo.

– Numa tigela grande, vá juntando a farinha de trigo, até formar uma massa lisa e bem elástica, que desgrude das mãos. Não coloque muita farinha, a massa é super leve. Sove um pouco sobre uma superfície limpa e enfarinhada. Olha só como a massa fica linda:

Pão de Manjericão

– Faça os seus pãezinhos no formato que quiser. Eu fiz 8 bisnaguinhas. Coloque numa forma untada com óleo e enfarinhada e deixe crescer num lugar abafado (deixei dentro do próprio forno), até que dobrem de tamanho (deixei por 1 hora).

– Pincele com gema de ovo para ficar douradinho e leve para assar em forno pré-aquecido a 190 graus até que os pães fiquem levemente moreninhos (uns 30 minutos). Retire do forno e coloque numa gradinha para esfriar um pouco.

Pão de Manjericão

– Sirva com o que quiser! Comemos com azeite e também com pesto de tomate & chilli da Nomu, acompanhado de um vinho delicioso. Mas também fica incrível no café da manhã ou no lanche da tarde com outros recheios variados. Use sua inspiração e delicie-se!!

Pão de Manjericão

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 4,00 – R$ 5,00

Print Friendly