Eu adoro assistir aqueles programas que passam nos canais de televisão à cabo sobre chefs do mundo inteiro preparando aqueles pratos mirabolantes, com os mais variados (e estranhos) ingredientes. Sempre fico pensando na cara dos convidados quando os pratos são servidos, o famoso efeito UAU! Mas fala a verdade, no fundo o melhor de tudo é conseguir o mesmo efeito com uma receita que seja simples e rápida, não é mesmo?

Essa receita de linguado eu fiz no final de semana passado na casa da minha sogra. Foi uma coisa meio de supetão, resolvemos comprar tudo e fazer em cima da hora, então tive que ser criativa e rápida. Não é que deu certo? O filé fica extremamente saboroso, principalmente depois de regado com o incrível molho de limão siciliano que eu peguei do livro Panelinha, da Rita Lobo (maravilhoso, recomendo!). O arroz de coco dá um super charme para acompanhar peixes e a cenourinha é muito fofa, não é mesmo? O doce dela combina perfeitamente com o ácido do limão, incrementando a sutileza do arroz de coco e do próprio linguado.

Esse é um prato incrível para servir à tarde depois daquele dia de praia, com um vinho branco caprichado e musiquinha ambiente. Um charme!

Então que tão surpreender seus amigos e familiares com esse prato no seu final de semana? Essa é garantida! 😉

  Filé de Linguado ao Limão Siciliano com Arroz de Coco e Cenourinhas Adocicadas

INGREDIENTES:

Para o molho:

– Suco de 2 limões sicilianos

– 750ml de água

– 500ml de creme de leite fresco

– 1 caldo de galinha (usei 1 colher de sopa do Nomu)

– 1 colher (sopa) açúcar

Para o peixe:

– 500gr de filé de linguado

– Sal e pimenta à gosto

– 2 cebolas roxas

– Azeite quanto baste

Para a cenoura:

– 400gr de mini cenourinhas

– ½ colher (sopa) de açúcar

– 1 colher (sopa) de manteiga

– Salsinha que baste

Para o arroz de coco:

– 1 ½ xícara de arroz branco

– 1 garrafinha de leite de coco

– Água fervente, óleo e sal que baste

 

 

 

MODO DE FAZER

– Comece com o molho, que demora mais para ficar pronto. Coloque o suco de limão com o açúcar na panela e deixe ferver. Acrescente todos os outros ingredientes e deixe em fogo médio até que reduza à menos da metade da quantidade (comigo demorou uns 45 minutos).

– Aproveite e coloque a cenourinha para cozinhar em água fervente.

– Vamos ao arroz: usei arroz branco. Lavei bem o arroz e deixei escorrer um pouco. Enquanto isso coloquei o alho com o óleo na frigideira em fogo médio, até começar a dourar (não deixe ficar dourado ou marrom, senão dá cor no arroz). Juntei o arroz lavado, deixei fritando um pouco, mexendo constantemente. Juntei metade do leite de coco e cobri com água fervente até +/- dois dedos acima do arroz. Acerte o sal. Agora deixe cozinhar em fogo brando (como num arroz normal). Quando a água estiver quase secando, junte o restante do leite de coco, misture, desligue o forno e deixe a panela tampada por mais uns 15 minutos, para terminar o cozimento.

– Tempere os filés de linguado com sal e pimenta. Ao invés da pimenta do reino eu usei uma mistura chamada Merken, que ganhei de presente e é lá do Chile (delícia). Mas pimenta do reino preta funciona muito bem.

– Use uma frigideira grande, preferencialmente antiaderente. Forre toda a frigideira com a cebola roxa em rodelas. Depois espalhe bem os filés de linguado temperados e cubra com uma quantidade razoável de azeite de boa qualidade.  Acenda o fogo baixo e tampe a frigideira. Deixe cozinhar com a frigideira tampada por uns 10 minutos.

– Enquanto isso, termine a cenoura. Derreta a manteiga com o alho numa panela. Junte o açúcar e logo em seguida a cenoura e a salsinha. Deixe fritar por uns 3 minutos, mexendo sempre.

– Está pronto! Agora é só servir: coloque o arroz de coco, as cenourinhas do lado, o filé de linguado com umas cebolas rochas do fundo por cima e cubra o filé com uma boa dose do molho de limão siciliano. Sirva e delicie-se!

DIFICULDADE: média

PREÇO MÉDIO: R$ 35,00 – R$ 40,00

Print Friendly