Ingredientes

  • - 1/2 mamão papaya
  • - 60ml (1/4 xícara) de leite
  • - 35g (1 colher de sopa) de manteiga sem sal derretida
  • - 1 ovo
  • - 1 colher de chá de essência de baunilha
  • - 120g (1 xícara) de farinha de trigo
  • - 65g de açúcar demerara
  • - 1 colher (chá) de fermento químico em pó
  • - 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio

7 muffins Pessoas servidas ~ 30 minutos

Aproveitando que segunda-feira é o dia internacional de início de dieta, preparei uma receitinha super light e nutritiva para começarmos a semana! Esse muffin eu fiz baseado naquele muffin de banana maravilhoso que já passou por aqui, alterando alguns ingredientes. Ele leva um composto funcional que tem vários nomes por aí, sendo o mais famoso a “ração humana”, consistindo numa mistura de gérmen de trigo, linhaça e farelo de aveia. É uma excelente forma de inserir muitas fibras essenciais ao nosso organismo (uso bastante nas vitaminas).

Fiz meia receita porque era só para dois (e mesmo assim rendeu 7 muffins). Vale avisar que esse muffin fica com uma consistência bem diferente dos muffins normais, principalmente devido ao mamão. Ele fica com uma consistência de pudim de pão, uma delícia! Não é muito doce (pelo contrário, se você gostar de coisas mais doces vai precisar acrescentar mais açúcar) e, devido à quantidade de fibras, é capaz de te deixar alimentado por uma manhã toda sem problemas (nesse dia só almoçamos às 16h!).

Então, que tal começar a tornar sua alimentação mais saudável e nutritiva? Seu corpo agradece! 😉

 Muffin Funcional de Mamão

 

MODO DE FAZER

– Pré-aqueça o forno a 180°C e prepare as forminhas de muffin.

– Numa tigela misture a farinha de trigo (peneirada), o açúcar demerara, o açúcar refinado, o fermento e o bicarbonato de sódio. Reserve.

– Numa outra tigela junte o mamão amassado (sem sementes, claro), a manteiga derretida (fria), o ovo, o leite e a baunilha. Misture tudo.

– Adicione esse líquido à mistura de farinha, integrando suavemente (não precisa bater). Pode usar um garfo mesmo.

– Coloque a mistura nas forminhas e leve para assar até ficar dourado (esse muffin não cresce muito devido à sua consistência, então pode quase encher as formas). No meu forno demorou uns 20 minutos.

– Retire do forno, coloque numa gradinha para esfriar e sirva-se! Fica muito bom com um pouquinho de mel! J

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 2,50 – R$ 4,00

Print Friendly