2 Pessoas servidas ~ 45 minutos

Risoto de Espinafre e Linguiça de Pernil Acebolada

Era o final do mês de junho de 2008. Todo mundo em clima de festa junina, férias de meio de ano, e nós, lá no escritório, com vários pepinos e problemas cascudos para resolver. Eis que meu chefe teve uma grande ideia: reuniu toda a equipe em sua casa num sábado para uma confraternização. Qual seria o tema? CACHAÇA!

E lá estávamos nós, num sábado lindo, com um especialista em cachaça (um cachacier) fazendo uma apresentação do ranking Playboy das cachaças, com direito a degustação e tudo a cada cachaça que era apresentada! Claro que eu, que nada conhecia sobre essa bebida tão popular e ao mesmo tempo tão pouco valorizada do nosso país, fiquei exultante por conhecer (e experimentar, é claro!) aquelas delícias nos copinhos. Deem uma conferida na foto da mesa de apresentação e vejam se não estávamos bem preparados para a aula:

Pois bem, quando recebi o convite para fazer esse post para o Mapa da Cachaça, comemorando o dia de hoje, que é o dia da cachaça, não pude deixar de me lembrar desse dia! Foram momentos ótimos que passamos juntos, muitas risadas e descontração, regadas pelas variedades mais bem cotadas dessa bebida.

É claro que depois disso os problemas ficaram pequeninos e resolvemos tudo num piscar de olhos! Foi ou não foi uma excelente ideia do meu chefe?

A receita que preparei para comemorarmos o dia da cachaça (ela é tão especial que é comemorada em mais de um dia no ano, sendo os principais o dia 21 de Maio e o dia 13 de Setembro) tem tudo a ver com ela: fácil, boa de degustar e surpreendente a cada garfada. Duvida? Então experimente! Tenho certeza que não vai se arrepender!

INGREDIENTES DO RISOTO DE ESPINAFRE

– Folhas de ½ maço de espinafre

– 2 colheres de manteiga

– 2 dentes de alho amassados

– ½ cebola picada em cubinhos

– ½ colher de noz moscada moída

– ¾ xícara de arroz para risoto (arbóreo ou carnaroli – usei este último)

– 1 tablete, 1 sachê ou 1 colher de caldo de galinha concentrado (usei 1 colher do caldo da Nomu)

– 750ml de água fervente

– 70ml de cachaça de boa qualidade (usei esta aqui)

– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (preferencialmente na hora)

– Azeite e sal que bastem

MODO DE FAZER DO RISOTO DE ESPINAFRE

– Primeiro prepare o espinafre: coloque o alho amassado com um fio de azeite para dourar. Feito isso, junte o espinafre (só as folhas) já lavado e deixe cozinhar com a panela tampada em fogo brando, mexendo de vez em quando. Cozinhe até o espinafre murchar todo e soltar um pouco de água.

– Retire da panela e bata num liquidificador ou num mixer, para fazer um purê bem verde, como abaixo. Reserve.

Risoto de Espinafre e Linguiça de Pernil Acebolada

– Dissolva o caldo de galinha em uma panela com os 750ml de água fervente. Deixe o fogo baixo, você vai precisar da água fervendo.

– Em outra panela, coloque metade da manteiga e a cebola picada. Deixe refogar até a cebola ficar transparente. Junte o arroz e a noz moscada e deixe fritar um pouco, mexendo sempre (2 minutos bastam). Agora é a hora da musa da receita, a cachaça! Adicione a cachaça e deixe cozinhar mais um pouco (fogo brando daqui por diante). Quando perceber que o arroz já absorveu quase todo o líquido, está na hora de juntar o caldo. Muita atenção nessa hora, não dá para sair de perto da panela. Vá colocando o caldo aos poucos (uma concha de cada vez), mexendo continuamente. Quando perceber que o caldo está secando, coloque mais uma concha e assim por diante, em fogo baixo, por uns 15 minutos (até o arroz ficar na consistência de risoto, al dente).

– Antes de juntar a última concha de caldo, misture o purê de espinafre ao risoto. Junte a última concha e deixe terminar de cozinhar, mexendo sem parar para não grudar no fundo. Desligue o fogo, prove o sal (acerte o necessário) e junte a outra metade da manteiga.

;

INGREDIENTES DA LINGÜIÇA DE PERNIL

– 250gr de lingüiça de pernil fina

– 1 cebola picada em rodelas ou meia lua

– 3 colheres de sopa de cachaça de boa qualidade (usei essa aqui)

– Azeite que baste

MODO DE FAZER A LINGÜIÇA DE PERNIL

– Essa aqui é mole: corte a lingüiça em rodelas de mais ou menos 1cm de largura.

– Coloque a lingüiça para fritar em frigideira com um fio de azeite, no fogo alto. Quando estiverem quase boas, junte a cebola. Deixe fritar por mais um minuto.

– Chegou a hora de flambar com a CACHAÇA. Atenção para a dica: deixe a frigideira bem quente, fogo bem alto. Coloque a cachaça de uma só vez na frigideira e vire a borda dela levemente sobre a chama do fogão, para dar início ao fogo. É muito rápido. Mexa a frigideira para a frente e para a trás enquanto o fogo durar (não mais de 5 segundos). Desligue o fogo.

Agora chegou a melhor parte de todas: sirva o risoto com a lingüiça (coloque um pouco de queijo parmesão por cima, se quiser) e bom apetite! Além desse prato ser lindo, com o verde vibrante do risoto e o vermelhinho da lingüiça, possui um gosto inigualável que só a cachaça consegue dar. Confesso que essa receita saiu por acaso, mas me surpreendeu de todas as formas! E você, está preparado para ser surpreendido? Entregue-se, aproveite e bom apetite!

Essa receita está participando do Concurso Cachaça na Cozinha realizado pelo Blogga Rio e Mapa da Cachaça como forma de comemoração ao mês da Cachaça. Dentre todas as receitas postadas que contém cachaça como um de seus ingredientes, uma banca de jurados selecionará as 5 melhores, que concorrerão ao prêmio final composto por um Kit de Cachaças de Paraty. A votação para o grande vencedor será aberta ao público entre os dias 19 e 22 de setembro e acontecerá através do facebook do Mapa da Cachaça . Então, não se esqueçam de passar por lá e votar!

Veja também as receitas dos outros blogs participantes:

http://www.modagourmet.com

http://www.aromasesabores.com

http://danistrudel.blogspot.com

http://www.frangocompequi.com.br

http://comercomer.co

http://acozinhadecasa.blogspot.com

http://cozinhasanta.blogspot.com

http://receitasdiahs.blogspot.com

Print Friendly