Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • ¾ de xícara de açúcar demerara (ou cristal orgânico)
  • 2 colheres de chá de fermento em pó químico
  • 1 colher de chá de bicabornato de sódio
  • ½ xícara de leite em temperatura ambiente
  • 100gr de manteiga sem sal derretida em temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • +/- 100gr de nutella
  • Manteiga sem sal derretida e confeito de chocolate para decorar

18 mini-muffins Pessoas servidas ~ 45 minutos

Hoje de manhã acordei com disposição para fazer alguma coisa gostosinha para presentear aqueles que compartilham as horas do seu dia comigo. Resolvi fazer muffins de baunilha com recheio de nutella, já que são deliciosos, super fáceis e rápido de fazer (afinal, eu ainda ia pro trabalho né?). Todos do escritório onde trabalho adoraram o resultado! Que tal vocês também fazerem um agrado especial para pessoas queridas?

Aliás, estou curtindo uma fase deliciosa de fazer pequenos quitutes, normalmente coisinhas para se comer com as mãos, individual mesmo (finger foods) para dar de presentes para pessoas queridas. Hoje mesmo estava conversando com minha mãe, enquanto ela me ajudava em casa com os muffins (não é uma fofa?) sobre ideias legais para fazermos juntas. Ela é excelente com artesanato (o que eu não sou), então juntando as habilidades das duas dá para criar presentes e lembrancinhas incríveis, não acham? 😉

Eu usei como base aquela receita do muffin de banana (maravilhosa), com pequenas alterações. Acho essa receita campeã! Já testei outras que levam óleo, outra forma de fazer, mas nenhuma ficou tão gostosa quanto essa. Realmente recomendo!

 Muffins de Baunilha com Recheio de Nutella

MODO DE FAZER

– Peneire a farinha de trigo, junte com o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Reserve.

– Em outra tigela misture o leite, a manteiga, os ovos e a baunilha.

– Agora misture a mistura dos secos com a dos líquidos. Não é preciso bater a massa, misture levemente com uma colher, só para integrar os ingredientes. A massa de muffin é encaroçadinha, e é isso que faz com que fique macio. Se misturar demais a massa não fica tão boa.

– Coloque as forminhas de papel forneáveis para muffins (usei para mini-muffins) na travessa com os moldes (ou nas formas de silicone). Preencha até a metade com a massa, coloque uma colher de chá de nutella e cubra novamente com a massa.

– Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C até ficarem dourados (os meus demoraram cerca de 20 minutos).

– Retire da forma e deixe esfriar numa gradinha ou superfície fria.

– Com os muffins ainda mornos, pincele a manteiga sem sal derretida no topo e mergulhe num potinho com granulado (opcional).

Muffins de Baunilha com Recheio de Nutella

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 5,50 – R$ 7,00

Perguntas freqüentes:

– Não conheço açúcar demerara. Posso usar outro? Pode, os muffins são seus. Eu aconselho fortemente usar o demerara. Na falta dele eu aconselho o cristal. Acho que o demerara dá uma textura e um sabor único (e maravilhoso) ao muffin, mas pode usar o refinado também (não aconselho mascavo nem de confeiteiro).

– O que acontece se eu bater a massa na batedeira? O muffin vai ficar muito denso, meio duro.

– Não tenho forminhas de papel forneáveis. E agora? Unte as cavidades com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo. Como num bolo.

– Posso usar a receita de muffin para fazer um bolo? Não aconselho. Para isso existem receitas de bolo. O tamanho da forma é essencial.

– Não tenho grade para esfriar. O que fazer? Coloque sobre uma superfície fria e seca. Mas o aconselhável é a grade, para ventilar o bolo e não suar a massa.

Print Friendly