Ingredientes

  • 1 couve-flor grande
  • 1 cebola ralada ou picada em cubinhos
  • 3 dentes de alho amassados
  • 150gr de bacon picadinho
  • 2 tabletes de caldo de galinha
  • 1 1/3 litro de água fervente
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Cheiro verde picado para decorar
  • Sal à gosto

8 Pessoas servidas ~ 35 minutos

Ontem à noite cheguei em casa do trabalho e resolvi que tinha que dar conta da couve-flor enoooorme que estava aguardando por mim dentro da geladeira. Esse não é um ingrediente que eu compro com frequência (o mais correto seria dizer que quase nunca compro), justamente porque não sei fazer muitas receitas além da couve-flor cozida ou empanada clássica das nossas mamães.

Pois bem, resolvi que faria uma sopa-creme com a couve-flor. Como nunca tinha feito, segui minha intuição e ficou muito boa! A textura realmente me surpreendeu, super leve, quase como uma espuminha densa que dissolve na boca. Para dar uma cor e uma textura contranstante, apostei em cubinhos de bacon fritos e salsinha por cima, só para decorar. Vejam se não ficou uma graça?

Sopa-creme de Couve Flor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MODO DE FAZER

– Corte a couve flor em florzinhas menores, tirando a parte grossa do talo. Lave e higienize bem (deixei um tempo de molho no vinagre e depois lavei para tirar o gosto).

– Coloque o bacon em cubinhos para fritar numa panela grande (a mesma em que você vai fazer a sopa). Não é necessário colocar óleo, o próprio bacon vai soltar bastante gordura. Quando estiverem bem fritinhos retire com uma escumadeira, reservando numa tigelinha à parte.

– Coloque a cebola ralada para fritar na gordura que ficou do bacon. Quando começar a ficar douradinha, adicione o alho amassado. Deixe o refogado terminar de dourar, adicione a couve flor e água fervente até o limite da couve-flor (não colocar muita água, para não ficar ralo). Coloque também o caldo de galinho (ou outro de sua preferência).

Sopa-creme de Couve Flor

– Deixe cozinhar em fogo alto até a couve-flor ficar bem macia, quase desmanchando (demorou 20 minutos aqui), mexendo de vez em quando.

– Retire do fogo e bata tudo no liquidificador, acrescentando o amido de milho (precisei fazer em duas partes aqui). Volte com o creme batido para a panela, em fogo baixo. Prove o sal e deixe no fogo baixo por mais 1 ou 2 minutos.

Sopa-creme de Couve Flor

– Coloque o creme na tigela de servir, colocando um pouco de cheiro verde picadinho e do bacon frito. Bom apetite!

DIFICULDADE:  fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 4,50 – R$ 6,00

Print Friendly