Ingredientes

  • INGREDIENTES DA MASSA
  • 240ml (1 xícara) de leite morno
  • 1 pacote de fermento para pão (biológico) seco
  • 3 colheres de sopa de açúcar refinado
  • 2 ovos
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • +/- 420gr (3 ½ xícaras) de farinha de trigo
  • ½ colher de chá de sal
  • INGREDIENTES DO RECHEIO
  • ¼ de xícara de manteiga sem sal derretida
  • ¼ xícara de açúcar demerara ou orgânico
  • Canela em pó que baste (depende do gosto, eu usei umas 3 colheres de chá)

14 Pessoas servidas ~ 3 horas

Cinnamon rolls, ou enroladinhos de canela, são best sellers dos blogs de culinária. É uma daquelas receitas boas, mas tão boas, que simplesmente todo mundo acaba fazendo e divulgando! Lógico que eu não seria um ponto fora de curva e acabei fazendo também, e como ficaram D-I-V-I-N-O-S eu não resisti e tive que vir aqui divulgar também!

Esses pães enroladinhos de canela são muito famosos nos Estados Unidos, principalmente em Washington e Nova Iorque. Mas, para quem não sabe, eles são originários da Suécia, onde são chamados de Kanelbulle. Diz a história que datam da década de 20 do século passado, ganhando famaquando existia alguma escassez de ingredientes, em consequência da primeira guerra mundial.

Em 1999, foi instituído, na Suécia, o dia do kanelbulle (“kanelbullens dag”), sendo celebrado anualmente no dia 04 de outubro. Essas delícias se tornaram tão populares que até os cerca de 2000 suecos residentes na Nova Zelândia o celebram atualmente.

Agora que já sabemos bastante sobre a história e as curiosidades do Cinnamon Roll, Kanelbulle ou Enrolado de Canela, vamos ao trabalho! A receita original (essa especificamente peguei no blog da Fla) leva uma coberturazinha de açúcar, que eu não fiz na minha. Mas vou colocar a receita inteirinha aqui para vocês.

 

Cinnamon Rolls

MODO DE FAZER

Cinnamon Rolls

– Dissolva o fermento no açúcar e em metade da quantidade de leite morno. Adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo e deixe descansar por 10 minutos num local sem corrente de ar.

– Adicione o restante do leite, os ovos, a manteiga e o sal. Depois de agregar todos os ingredientes, vá juntando a farinha de trigo peneirada, sovando com as mãos, até ficar uma massinha lisa, homogênea e leve (mais leve que um pão salgado caseiro). Aqui você pode precisar de um pouco mais de farinha (não precisei), mas quanto menos farinha colocar, melhor.

– Coloque a massa para descansar em uma tigela levemente untada com óleo por 30 minutos.

Cinnamon Rolls

– Polvilhe um pouco de farinha numa superfície limpa e seca. Abra sua massa nessa superfície, usando um rolo, até que ela fique retangular, não muito grossa (0,5 cm está bom, ela ainda vai crescer).

– Agora vamos ao recheio: pincele a manteiga derretida sobre todo o retangulo da massa. Feito isso, jogue sobre toda a superfície o açúcar demerara e a canela.

Cinnamon Rolls

– Comece a enrolar a massa, como se fosse um rocambole (enrolando do lado maior). Feito o rolinho (não aperte muito), corte a massa em rolinhos de mais ou menos 3cm de largura. Coloque os rolos cortados numa travessa untada (ou com papel manteiga), deixando um bom espaço entre eles, porque ainda vão crescer. Coloque para descansar em um local morno (deixei dentro do forno) por 1 hora, ou até que dobrem de tamanho.

Cinnamon Rolls

Cinnamon Rolls

Cinnamon Rolls

– Asse em forno pré-aquecido a 180°C até que fiquem douradinhos. No meu forno demorou 30 minutos. – Retire do forno, deixe esfriar um pouco e coloque a cobertura.

INGREDIENTES DA COBERTURA (eu não fiz –  basta misturar tudo isso numa tigela ):  1 xícara de açúcar de confeiteiro (não serve outro); 2 colheres de sopa de leite e ½ colher de chá de essência de baunilha.

Cinnamon Rolls

Fiz os cinnamon rolls na casa dos meus pais, para o lanche da tarde. Comemos com café e fez o maior sucesso! Eu adoro canela e pão fofinho, os dois juntos são irresistíveis!

DIFICULDADE: médio

PREÇO MÉDIO: R$ 3,50 – R$ 5,00

Print Friendly