Ingredientes

  • 1 xícara de arroz branco tipo agulhinha
  • 1 xícara de lentilha
  • 1/2 cebola picadinha
  • 1 cebola pequena cortada em rodelas
  • 3 dentes de alho amassados
  • Farinha de trigo que baste (+/- 3 colheres de sopa)
  • Azeite de oliva
  • Sal à gosto

4 Pessoas servidas ~ 40 minutos

Depois destes dias um tanto quanto turbulentos por aqui com as mudanças e novidades aqui do Temperaria, estamos de volta com a programação normal! Hoje venho trazer uma receita típica árabe, que eu particularmente adoro, que é o Mjadra (ou Mujaddara), mais conhecido aqui no Brasil como arroz com lentilha!

Para quem não conhece muito da comida árabe, as lentilhas cozidas são muito populares no Oriente Médio e constituem a base de muitos pratos de lá. O Mjadra é um prato que vem da Líbia, que pode ser servido sozinho ou acompanhado (servi com Kaftas que fiz enroladinhas no bacon, incríveis). Esse prato costuma vir decorado de cebolas fritas bem sequinhas (vou ensinar o truque!) e regado com um bom azeite de oliva.

 Mjadra ou Arroz com Lentilha

MODO DE FAZER

Mjadra ou Arroz com Lentilha

– Primeiro lave bem o arroz e a lentilha (separadamente), como você costuma fazer com o arroz branco de cada dia. Deixe a água escorrer por uns 10 minutos.

– Coloque numa panela a cebola picadinha com uma colher de sopa de azeite. Deixe refogar em fogo médio, até que fique transparente. Junte o alho amassado e deixe refogar até ficar bem dourado.

– Junte a lentilha já lavada e escorrida, deixe refogar tudo junto por uns 5 minutos em fogo brando, mexendo sempre para não grudar no fundo da sua panela.

– Coloque água fervendo até mais ou menos dois centímetros acima do nível da lentilha. Deixe ferver por uns 10 minutos em fogo médio, até que a lentilha fique quase cozida.

Mjadra ou Arroz com Lentilha

– Agora junte o arroz, coloque o sal à gosto e misture. Coloque mais água fervente, até uns dois centímetros acima do nível do arroz. Baixe o fogo e deixe a panela semi-tampada (como fazemos arroz branco), para que cozinhe.

Mjadra ou Arroz com Lentilha

– Quando a água tiver secado, tampe a panela, desligue o fogo e espere 10-15 minutos, para que o arroz termine de cozinhar e fique mais soltinho.

 

MODO DE FAZER A CEBOLA FRITA

– Corte as cebolas em meia rodelas. Solte todas e passe na farinha de trigo, como se quisesse empaná-las. Esse é o truque para que elas fiquem soltinhas e crocantes, do contrário elas vão aguar e acabar cozinhando.

– Coloque um fiozinho de azeite em uma frigideira e deixe ficar bem quente. Coloque as cebolas (não tudo de uma vez, para não esfriar a frigideira – o segredo é a temperatura!) e deixe-as fritar até ficarem douradinhas. Repita o procedimento até acabar com toda a cebola.

Agora é só servir o Mjadra com o acompanhamento de sua preferência, coberto pelas cebolas fritas. Bom apetite!

DIFICULDADE: fácil

PREÇO MÉDIO: R$ 4,50 – R$ 6,00

Print Friendly