Ingredientes

  • - 1 kg de peito de frango (é só do peito mesmo. Se comprarem o peito inteiro, com pele e osso, devem comprar de tamanho suficiente que dê um quilo só de carne)
  • - 1 cebola grande picadinha
  • - 4 dentes de alho amassados
  • - 3 tomates picados
  • - 1 colher de sopa de cheiro verde picadinho
  • - 300 gr de molho de tomate pronto (eu uso o molho de tomate caseiro que postei aqui, mas podem usar um pronto qualquer de supermercado)
  • - 1 colher de sobremesa de gengibre em pó (opcional)
  • - 1 sachê (ou um tablete) de caldo de frango
  • - 1 copinho de requeijão (200 gr)
  • - Sal e pimenta calabresa a gosto

8 Pessoas servidas ~ 2 horas e 15 minutos

Esse é um dos campeões de audiência da família e dos amigos. Pedem tanto para eu fazer que acabei enjoando! Fiquei uns cinco meses sem fazer, mas no final de semana passado resolvi aproveitar que tinha os ingredientes em casa e atender aos pedidos das crianças (e dos adultos). Foi nosso almoço de dia dos namorados em família!!

Empadão de frango com requeijão

A massa dessa receita eu aprendi com minha madrinha Rita, cozinheira de mão cheia. É bem levinha e pode ser utilizada para qualquer recheio de empadão ou empada. Já o recheio eu inventei mesmo. Quem quiser pode usar catupiry no lugar do requeijão (vocês vão reparar que eu não costumo usar catupiry, mas é porque eu realmente não gosto muito). Vou explicar o recheio antes da massa, já que é nessa ordem que eu faço.

INGREDIENTES DO RECHEIO

Empadão de frango com requeijão

 

MODO DE FAZER DO RECHEIO

– Coloque o peito de frango para cozinhar em água. Depois de cozido, deixe esfriar um pouquinho, o suficiente para que você consiga desfiá-lo. Reserve.
– Coloque a cebola picada em uma panela com um fio de azeite ou óleo (sua preferência). Quando ficar transparente, coloque o alho e o cheiro verde. Quando o alho estiver dourado, coloque os tomates picados. Deixe refogar por 2 minutinhos em fogo médio, mexendo para não grudar no fundo.

Empadão de frango com requeijão

– Adicione o molho de tomate e todos os temperos que sobraram (caldo de frango, pimenta calabresa, gengibre e sal). Em seguida, coloque o peito de frango desfiado. Baixe o fogo, misture e deixe tampado por 5 minutos, mexendo eventualmente para não grudar no fundo. Esse recheio é bem sequinho (não pode ter água para não estragar a massa do empadão. Desligue o fogo, coloque num pote e deixe esfriar (coloquei também cenoura ralada, aproveitando que estava com as crianças. Mas isso não faz parte da receita original).

Empadão de frango com requeijão

INGREDIENTES DA MASSA

Empadão de frango com requeijão

– 850 gr de farinha de trigo
– 2 tabletes de 200 gr de manteiga com sal (temperatura ambiente)
– 2 gemas de ovo

MODO DE FAZER DA MASSA

– Aqui não tem muito segredo. Junte todos os ingredientes numa vasilha larga e vá incorporando com as mãos. Esse processo demora uns 15 minutos, que é o tempo da manteiga e a farinha irem se integrando. Vá sovando essa massa até que ela fique homogênea e solte da mão (é uma massa bem molhadinha, mas não grudenta). Pode colocar um pouco mais de farinha se achar que ainda está grudando nas mãos (normalmente não é necessário). O ponto é esse aqui da foto:

Empadão de frango com requeijão

– Forre seu tabuleiro todo com a massa, deixando mais ou menos 0,5 cm de massa no fundo e nas laterais (se gostar mais grosso, fica a seu critério). Feito isso, coloque o recheio (que deve estar morninho ou frio, não quente), e cubra com uma camada de requeijão.

Empadão de frango com requeijão

– Agora é a hora de tampar o seu empadão. A maioria das pessoas tem problemas justamente aqui, porque a massa é muito molhadinha, então é difícil fazer um tampo. Uso a seguinte técnica: coloco papel alumínio ou filme na mesa, faço uma camada de 0,5 cm de massa nele, e depois viro em cima do empadão. A sua tampa está pronta!

Empadão de frango com requeijão

(Esqueci de tirar a foto do empadão pronto antes de assar. Estava com crianças e visita em casa, então na hora eu me enrolei e coloquei direto para assar.)

Pincele gema de ovo para que fique douradinho depois de assado. Feito isso, colocar em forno pré-aquecido a 200º C e deixar assar por aproximadamente 45 minutos (até que o tampo fique douradinho, mas tomar cuidado para o fundo não queimar!).

Essa receita todos podem fazer sem problema, é sucesso garantido! Boa sorte e aproveitem!!

RENDIMENTO: Fiz 2 empadões, 1 retangular de +/- 1,2kg e outro oval menor de +/- 800gr. Isso serve para 8 pessoas almoçarem fartamente.
TEMPO DE PREPARO: 2 horas e 15 minutos.
DIFICULDADE: fácil
PREÇO MÉDIO: R$ 20,00 – R$ 24,00
FUNDO MUSICAL: o primeiro CD do Metallica que dei de dia dos namorados para o meu amado!

Print Friendly