Ingredientes

  • - 500 gramas de carne moída (eu usei patinho)
  • - 1 cebola pequena picada (ou 1/2 cebola grande)
  • - 2 dentes de alho amassados
  • - 2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas
  • - 1 ovo
  • - 2 colheres de sopa de molho inglês
  • - 1 1/2 pão francês dormido (do dia anterior - 2 pães se for muito pequeno)
  • - 80 ml de água
  • - 1 pacote de caldo de carne em pó (pode substituir por outro tempero de sua escolha)
  • - Sal e pimenta do reino à gosto
  • - 1/2 copo de requeijão cremoso (melhor utilizar um de boa qualidade, mais denso. Eu usei Poços de Calda)

6 Pessoas servidas ~ 40 minutos

Pessoal, depois de ficar quase 3 dias de molho por causa de uma baita gripe, resolvi sacudir a poeira e dar a volta por cima com um jantarzinho especial pro maridão que cuidou tão bem de mim. Fiz dois pratos, mas vou postar um de cada vez aqui (o outro devo postar na quinta-feira). O primeiro prato que vou postar para vocês aqui é uma almôndega de carne com recheio de requeijão, super fácil, barata e gostosa de fazer. Espero que gostem, se alguém resolver se aventurar na receita depois conta como ficou!

Receita de almondega

INGREDIENTES

Receita de almondega
MODO DE PREPARO
– Comece cortando o pão francês dormido em rodelas, colocando numa tigela e regando com a água, de forma que ele amoleça. Reserve por 5 minutos.
Receita de almondega

– Enquanto aguarda o pão amolecer, junte todos os outros ingredientes numa outra tigela com a carne moída (com exceção do requeijão, que servirá pro recheio). Misture bem até que fique bem homogêneo.

Receita de almondega

– Depois que o pão amolecer na água, amassar ou triturar para que forme uma pasta (eu passei no amassador de batatas).

Receita de almondega

– Juntar essa massa de pão com a carne moída já temperada e misturar tudo. Nessa fase é para colocar a mão na massa mesmo! Por isso aconselho lavar bem as mãos antes, inclusive embaixo das unhas (muito importante). Essa massa é muito delicada pois não leva farinha de trigo (por isso mesmo ela é muito leve e macia ao comer). Caso você não tenha muita habilidade e acredite que não vá conseguir modelar as almôndegas, pode juntar um pouquinho de farinha de trigo para dar uma liga mais forte (2 colheres devem ser suficiente). Eu não precisei da farinha.

Receita de almondega

– Pronto, sua massa está pronta! Bem fácil, viu? Agora é só fazer as suas almôndegas. Caso não queira fazer recheadas, pode só fazer as bolinhas. Caso vá recheá-las, segue o passo a passo: primeiro, faça uma “caminha” da massa de carne na palma da sua mão. Não precisa ser muito fina, pode ser grossinha.

Receita de almondega

– Coloque uma colherzinha de sobremesa do requeijão no meio da caminha.

Receita de almondega

– Aqui vem a dica: comece fechando a bolinha levantando as bordas da caminha, de forma a cobrir o requeijão.

Receita de almondega

– Depois faça uma tampinha de massa, que será usada para cobrir a almôndega.

Receita de Almondega

– Agora termine de modelar para ficar uma bolinha uniforme.

Receita de Almondega

– Depois é só colocar numa assadeira (eu forro com papel alumínio, assim não preciso untar nem tenho o trabalho de limpar a forma depois!).

Receita de Almondega

– Essa porção rende 30 almôndegas recheadas. Aqui já estão todas no tabuleiro.

Receita de Almondega

– Coloque para assar em forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos, até que fiquem coradas. Não precisa deixar muito tempo, para que não ressequem. Depois basta tirá-las da forma, colocar num assadeira de vidro e colocar um molho por cima (eu usei um molho de tomate com manjericão que eu já deixo pronto no congelador em vários potinhos, vou ensinar depois). Salpiquei um queijo ralado (isso tudo é ao seu gosto, pode ser outro molho, etc) e deixei mais 10 minutinhos no forno para gratinar.

E suas almôndegas estão prontas!
Essa receita da massa é muito prática e serve para várias coisas. Pode fazer a almôndega sem recheio frita (não frite com recheio, porque sempre vaza um ou outro e aí vai espirrar muito óleo na sua cozinha), com vários tipos de recheio.. essa mesma massa pode fazer também hamburger.

É isso aí, espero que tenham gostado e até a próxima!

RENDIMENTO: 30 almôndegas.
TEMPO DE PREPARO: 40 minutos + o tempo para assar. (depende muito da sua agilidade em fazer as almôndegas..)

DIFICULDADE: média
PREÇO MÉDIO: R$ 10,00 – R$ 13,00

FUNDO MUSICAL: eu quase sempre escolho um fundo musical para as minhas comidas. Esse prato fiz ouvindo uma coletânea maravilhosa de tangos do Carlos Gardel. Lindo!

Print Friendly